Início » Projeto que limita reajuste no aluguel pode ser votado em duas semanas na Câmara, estima autor
EconomiaNotíciasPolítica

Projeto que limita reajuste no aluguel pode ser votado em duas semanas na Câmara, estima autor

A+A-
Reset

Está na pauta desta terça-feira (6) na Câmara dos Deputados um pedido para que o PL 1026/2021, que pode diminuir o valor do reajuste de aluguéis, tramite em regime de urgência. De acordo com o autor, deputado Vinicius Carvalho (REP-SP), apesar de ainda não haver acordo sobre o mérito, a intenção é que, aprovada a urgência, o tema entre na pauta para votação nas duas semanas seguintes.

O projeto propõe a substituição do índice de inflação que é usado para calcular o reajuste nos contratos de locação residenciais e comerciais. Hoje é usado o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que teve alta de 31,10% no período de 12 meses de março de 2020 a março de 2021. No lugar, seria usado o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), cujo aumento foi de 5,52% no mesmo período.

Para o autor, é importante evitar que o valor dos aluguéis suba muito em 2021 devido às dificuldades financeiras trazidas pela pandemia de covid-19. “Não sabemos por quanto tempo mais a pandemia vai gerar efeitos econômicos”, afirma.

Na avaliação de Vinicius Carvalho, o projeto não deve encontrar dificuldades para avançar. “Na reunião de hoje (6), nenhum líder contestou a importância desse projeto então deve ser votado sem problemas. Precisamos voltar a apresentá-lo na reunião de líderes da próxima semana, mas, uma vez aprovada a urgência sem óbice, para ser pautado também não deve ter óbice”, avaliou, em entrevista à Arko Advice.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais