Início » Possíveis candidatos às eleições de 2022 assinam manifesto pró-democracia
EleiçõesNotíciasPolítica

Possíveis candidatos às eleições de 2022 assinam manifesto pró-democracia

A+A-
Reset

Um manifesto em defesa da democracia, da Constituição Federal de 1988 e contra o autoritarismo foi assinado por seis possíveis candidatos à Presidência da República em 2022. O protesto, divulgado na noite da última quarta-feira (31), foi firmado por nomes tanto da centro-direita, quanto da centro-esquerda. 

O documento foi assinado pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM); pelos ex-candidatos presidenciais em 2018 Ciro Gomes (PDT) e João Amoêdo (Novo); pelos governadores tucanos João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) e pelo apresentador de TV Luciano Huck. Apesar de Huck não ter se pronunciado abertamente de que iria disputar as eleições de 2022, os seis nomes são vistos como pré-candidatos para a disputa presidencial. 

“A conquista do Brasil sonhado por cada um de nós não pode prescindir da Democracia. Ela é nosso legado, nosso chão, nosso farol. Cabe a cada um de nós defendê-la e lutar por seus princípios e valores”, diz o texto. 

O manifesto pró-democracia surgiu após o presidente Jair Bolsonaro demitir o ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo e Silva; e os comandantes da Marinha, da Aeronáutica e do Exército. Os oficiais foram exonerados por serem contra um alinhamento político das Forças Armadas à gestão Bolsonaro.

“Exemplos não faltam para nos mostrar que o autoritarismo pode emergir das sombras, sempre que as sociedades se descuidam e silenciam na defesa dos valores democráticos”, aponta um trecho do protesto.

A proposta, veio ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, demitido pelo presidente em abril do ano passado após defender medidas de isolamento social para combater a pandemia de covid-19, representa a união de diferentes forças políticas na campanha por eleições “Diretas Já”, nos anos 1980, e avalia que “três décadas depois, a Democracia brasileira é ameaçada”. 

“A Democracia é o melhor dos sistemas políticos que a humanidade foi capaz de criar. Liberdade de expressão, respeito aos direitos individuais, justiça para todos, direito ao voto e ao protesto. Tudo isso só acontece em regimes democráticos. Fora da Democracia o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, a intimidação, a ameaça e a submissão arbitrária do indivíduo ao Estado”, aponta.

O protesto termina convocando “homens e mulheres que apreciam a liberdade” para se unirem em favor da democracia. “Sejam civis ou militares, independentemente de filiação partidária, cor, religião, gênero e origem, devem estar unidos pela defesa da consciência democrática. Vamos defender o Brasil.”

Leia o manifesto na íntegra

Muitos brasileiros foram às ruas e lutaram pela reconquista da Democracia na década de 1980. O movimento “Diretas Já”, uniu diferentes forças políticas no mesmo palanque, possibilitou a eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República, a volta das eleições diretas para o Executivo e o Legislativo e promulgação da Constituição Cidadã de 1988. Três décadas depois, a Democracia brasileira é ameaçada.

A conquista do Brasil sonhado por cada um de nós não pode prescindir da Democracia. Ela é nosso legado, nosso chão, nosso farol. Cabe a cada um de nós defendê-la e lutar por seus princípios e valores.

Não há Democracia sem Constituição. Não há liberdade sem justiça. Não há igualdade sem respeito. Não há prosperidade sem solidariedade.

A Democracia é o melhor dos sistemas políticos que a humanidade foi capaz de criar. Liberdade de expressão, respeito aos direitos individuais, justiça para todos, direito ao voto e ao protesto. Tudo isso só acontece em regimes democráticos. Fora da Democracia o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, a intimidação, a ameaça e a submissão arbitrária do indivíduo ao Estado.

Exemplos não faltam para nos mostrar que o autoritarismo pode emergir das sombras, sempre que as sociedades se descuidam e silenciam na defesa dos valores democráticos.

Homens e mulheres desse país que apreciam a LIBERDADE, sejam civis ou militares, independentemente de filiação partidária, cor, religião, gênero e origem, devem estar unidos pela defesa da CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA. Vamos defender o Brasil.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais