Início » Exame/Ideia Big Data: Avaliação negativa do governo atinge 49%; base bolsonarista segue preservada

Exame/Ideia Big Data: Avaliação negativa do governo atinge 49%; base bolsonarista segue preservada

A+A-
Reset
Notícias

A pesquisa Exame/Ideia Big Data aponta que a avaliação negativa (ruim/péssimo) do governo Jair Bolsonaro cresceu seis pontos percentuais em relação à sondagem de 26 de fevereiro e agora registra 49%. A avaliação positiva (ótimo/bom), por sua vez, oscilou três pontos e soma 27%. E o índice regular oscilou de 24% para 22% no mesmo período.

O crescimento da desaprovação ao governo pode ser explicado pela piora da pandemia, principalmente o aumento do número de mortes, o ritmo lento da vacinação e o fim do auxílio emergencial, que voltará a ser pago em abril.

Por outro lado, chama atenção a resiliência de Jair Bolsonaro. Mesmo em meio a maior crise sanitária da história, ao agravamento do cenário econômico e social e a intensa oposição que Bolsonaro sofre diariamente dos principais meios de comunicação do país, o presidente consegue preservar a fatia da opinião pública – cerca de 1/3 – que lhe dá respaldo político.

Apesar de manter esse segmento ao seu lado, a gestão da pandemia se impõe como o grande desafio para o governo. De acordo como a pesquisa Exame/Ideia Big Data, 77% dos entrevistados avaliam que a vacinação no país está atrasada.

Por outro lado, se o governo conseguir acelerar o ritmo da vacinação, este ambiente adverso ao governo poderá ser revertido. Além disso, em abril, o auxílio emergencial voltará a ser pago. Mesmo com o valor mais baixo que a rodada anterior, o auxílio poderá ajudar o presidente a melhorar sua popularidade.

Jair BolsonaroPesquisapopularidade

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais