Início » Cortes no orçamento e erros no relatório tensionam votação da PLOA

Cortes no orçamento e erros no relatório tensionam votação da PLOA

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

Após a apresentação do relatório do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) se acirraram no Congresso as discussões sobre a alocação de recursos. As principais discussões, até o momento, giram em torno dos seguintes temas:

1. Contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Usado para custear pesquisas científicas e complementar o orçamento de universidades, o fundo vem sendo contingenciado ano após ano. Um veto de Bolsonaro, que acabou revertido pelo Congresso, permitia o corte também em 2021. Como não houve promulgação da decisão do Congresso, o relatório do senador Márcio Bittar (MDB-AC) prevê esse contingenciamento.

Em plenário, nesta quarta-feira (24), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) alertou Rodrigo Pacheco desse tema, dizendo que a confusão poderia atrapalhar a votação do Orçamento. O presidente do Senado respondeu que os vetos serão publicados antes da votação do orçamento, permitindo assim um ajuste no texto.

2. Corte para realização do censo em 2021. O relatório de Bittar retirou R$ 1,7 bilhões do orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que, segundo a empresa, inviabiliza a realização do serviço. Um destaque chegou a ser apresentado para tentar devolver esses recursos, mas há risco de que a oposição acabe sozinha neste pleito.

3. Também há reclamações sobre o valor destinado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) no parecer do relator-geral. Segundo estudo técnico da Câmara, o valor está cerca de R$ 8,3 bilhões aquém do necessário. Nesse caso, o desafio do governo é convencer os parlamentares que essa defasagem será corrigida posteriormente, após a aprovação da LOA. Corre a avaliação de que corrigir esse ponto pode acabar levando a discussão para além desta semana, travando recursos que dependem de LOA para serem liberados.

CongressoorçamentoOrçamento 2021

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais