Início » Governo federal lança o Programa Águas Brasileiras e abre espaço para investimentos
EconomiaPolítica

Governo federal lança o Programa Águas Brasileiras e abre espaço para investimentos

A+A-
Reset

O governo federal lançou o Programa Águas Brasileiras, voltado para a revitalização de bacias hidrográficas, nesta segunda-feira (22). O projeto prevê, entre outras iniciativas, o plantio de 100 milhões de mudas ao longo das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Tocantins e Taquari. Foram selecionados 26 projetos de revitalização de bacias hidrográficas, que contemplam mais de 250 municípios de dez estados.

As ações são coordenadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e terão participação de outros ministérios, como o do Meio Ambiente; da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Agricultura, Pecuária e Pesca.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, por exemplo, anunciou que a pasta abriu uma linha de crédito, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A Finep irá disponibilizar condições especiais para o desenvolvimento de tecnologias que tratem de temas como poluição, tratamento de resíduos sólidos, salvar a água, para ações como reduzir o consumo de águas em empreendimentos, reaproveitamento e distribuição de água sem perdas. Os valores, no entanto, ainda não foram divulgados.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também realizou anúncios. Cristina disse que vai lançar em abril um programa, batizado de Águas do Agro, com foco em microbacias hidrográficas e no fortalecimento de tecnologias sustentáveis do uso da água e do solo. “O objetivo do ministério é acelerar o crescimento das áreas de agricultura irrigada, com o uso racional e sustentável da água”, disse.

O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia de lançamento de programa do governo

Durante a cerimônia de lançamento, o presidente Jair Bolsonaro realizou, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o plantio simbólico de sementes de ipê roxo nas bacias hidrográficas. A cerimônia marcou o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. “Esta é mais uma feliz iniciativa. O Brasil vem dando exemplo, somos um dos poucos países que está na vanguarda em busca de soluções”, disse Bolsonaro.

Na cerimônia, também foi entregue o selo “Aliança pelas águas brasileiras”, voltado para empresas que atuam em defesa e preservação das águas. Entre as empresas agraciadas estão Caixa Econômica Federal, Ambev, MRV, JBS, Bradesco, Rumo e Vale, entre outras.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais