Início » Saneamento: Companhias públicas procuram garantir sobrevida
EconomiaNotíciasPolítica

Saneamento: Companhias públicas procuram garantir sobrevida

A+A-
Reset

Diante das regras estabelecidas pelo novo marco legal do saneamento (Lei 14.026/20), confirmadas pelo Congresso, as companhias públicas de saneamento buscam saídas para garantir sobrevida. Argumentam que há incertezas quanto à aplicação do marco legal e que há pontos da lei que podem ser questionados na Justiça.

Essas companhias atendem a mais de mil municípios, onde o serviço de abastecimento de água e tratamento de esgotos é prestado por meio de acordos, sem licitação. A consequência imediata da regulamentação final da lei é o fim dos contratos em vigor. As companhias defendem uma regra de transição para que possam se adaptar ao novo cenário e apontam que isso poderia ser explicitado em novo projeto a ser aprovado pelo Congresso ou no decreto a ser assinado esta semana.

Há também a ideia de formação de parcerias público-privadas (PPPs), a exemplo do que já ocorreu com a Sanesul, estatal de saneamento de Mato Grosso do Sul leiloada em outubro do ano passado. A empresa atende 60 cidades e opera em uma PPP da qual participa a empresa privada Aegea.

O texto aprovado pelo Congresso prevê a realização de licitações para a escolha de companhias de água e esgoto. Por esse modelo, abre-se caminho para a atuação da iniciativa privada, que passará a competir em igualdade de condições com as estatais. Todas as empresas terão de cumprir metas de universalização, a serem atingidas até o fim de 2033. Até lá, espera-se cobertura do serviço para 99% no fornecimento de água e para 90% na coleta e tratamento de esgoto.

Segundo Fábio Abrahão, diretor de Infraestrutura do BNDES, instituição que estuda e propõe os modelos dos leilões no setor, a proibição de prorrogar por 30 anos os contratos com empresas estaduais de saneamento criará ambiente de serviços.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais