Início » Relatório da Reforma Administrativa será apresentado em duas semanas, diz relator
NotíciasPolítica

Relatório da Reforma Administrativa será apresentado em duas semanas, diz relator

A+A-
Reset

De acordo com o relator da reforma administrativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Darci de Matos (PSD-SC), o relatório da proposta será apresentado no dia 30 de março, daqui a duas semanas. Antes, será realizada uma audiência pública, que ficou marcada para a próxima segunda-feira (22).

O cronograma foi definido em reunião com a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, deputada Bia Kicis (PSL-DF).

“Vamos dar celeridade ao relatório da admissibilidade. A PEC tem fundamento legal”, avaliou o relator, que disse não acreditar que o texto atual vá sofrer alterações dentro da CCJ. Contudo, ele prevê posicionamento forte da oposição contra o projeto.

O calendário será apresentado oficialmente nesta quarta-feira (17). Darci de Matos também é 2° Vice-Presidente da CCJ.

O que diz a reforma administrativa

A proposta de reforma administrativa entregue pelo Executivo extingue o Regime Jurídico Único (RJU), que atualmente rege a contratação no serviço público e acaba com a estabilidade para quase todos os servidores. As exceções são as carreiras típicas de Estado – uma categoria cujos contornos ainda são pouco definidos e gera divergência sobre quais áreas são abrangidas.

Contudo, em seu formato atual, a reforma protege militares, juízes, desembargadores, ministros, promotores e procuradores. Agora, há na Câmara dos Deputados dois movimentos conflitantes: uma ala demanda que a reforma administrativa seja mais ampla, enquanto outra tenta proteger os servidores das mudanças trazidas pela lei.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais