Início » CCJ da Câmara define relator da reforma administrativa
NotíciasPolítica

CCJ da Câmara define relator da reforma administrativa

A+A-
Reset

O deputado Darci de Matos (PSD-SC) foi confirmado, nesta segunda-feira (15) como relator da Reforma Administrativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

À Arko Advice, o relator adiantou que terá uma reunião nesta terça-feira (16) às 14h com a presidente da CCJ, deputada Bia Kicis (PSL-DF), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para definir o cronograma da reforma administrativa e o prazo para envio do relatório. “Ainda vou me debruçar sobre essa matéria, mas ideia é que seja o mais rápido possível”, disse.

Este é o primeiro passo da tramitação da reforma que muda as regras que regem o funcionalismo público no Brasil. Nesta segunda-feira (15), o presidente da Câmara, Arthur Lira, também afirmou que o objetivo da Casa é dar celeridade à aprovação da proposta.

“Hoje eu falei com a presidente da CCJ (Bia Kicis), para que ainda nesta semana ela dê tramitação à admissibilidade da Reforma Administrativa. De lá vai para uma comissão especial”, disse, em evento do jornal Valor Econômico.

O que diz a reforma administrativa

A proposta de reforma administrativa entregue pelo Executivo extingue o Regime Jurídico Único (RJU), que atualmente rege a contratação no serviço público e acaba com a estabilidade para quase todos os servidores. As exceções são as carreiras típicas de Estado – uma categoria cujos contornos ainda são pouco definidos e gera divergência sobre quais áreas são abrangidas.

Contudo, em seu formato atual, a reforma protege militares, juízes, desembargadores, ministros, promotores e procuradores. Agora, há na Câmara dos Deputados dois movimentos conflitantes: uma ala demanda que a reforma administrativa seja mais ampla, enquanto outra tenta proteger os servidores das mudanças trazidas pela lei.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais