Início » Após PEC Emergencial, governo quer dar andamento à reforma administrativa
NotíciasPolíticaUrgente

Após PEC Emergencial, governo quer dar andamento à reforma administrativa

A+A-
Reset

A Câmara dos Deputados deve terminar de votar nesta quinta-feira (11) a PEC Emergencial, exigida pelo governo como contrapartida de redução de gastos à prorrogação do Auxílio para os chamados “invisíveis”. Dentro da Câmara dos deputados, a expectativa dos deputados governistas é que o próximo passo na agenda de austeridade fiscal seja a votação da Reforma Administrativa.

“É importantíssimo que possamos terminar hoje a votação da PEC Emergencial para dar tempo para passarmos para outros assuntos”, disse o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), listando as reformas administrativa e tributária como os próximos passos a serem tomados.

Em uma sessão tumultuada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara voltou a funcionar na última quarta-feira (10), elegendo a deputada Bia Kicis (PSL-DF) como presidente. A instalação da comissão era pré-requisito para que a reforma administrativa pudesse seguir.

Além disso, a matéria já foi eleita como prioridade pela nova presidente e pode passar pela análise da comissão já na próxima semana.

O papel da CCJ é analisar a constitucionalidade, legalidade e juridicidade dos projetos de lei, tendo poder de barrar temas que forem considerados inconstitucionais.

No final do mês passado, Lira já havia dito que é possível que o Congresso Nacional aprove a reforma administrativa em até dois meses e a tributária em oito meses.

O que diz a reforma administrativa

A proposta de reforma administrativa entregue pelo Executivo extingue o Regime Jurídico Único (RJU), que atualmente rege a contratação no serviço público e acaba com a estabilidade para quase todos os servidores. As exceções são as carreiras típicas de Estado – uma categoria cujos contornos ainda são pouco definidos e gera divergência sobre quais áreas são abrangidas.

Contudo, em seu formato atual, a reforma protege militares, juízes, desembargadores, ministros, promotores e procuradores. Agora, há na Câmara dos Deputados dois movimentos conflitantes: uma ala demanda que a reforma administrativa seja mais ampla, enquanto outra tenta proteger os servidores das mudanças trazidas pela lei.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais