Início » Anulação das condenações de Lula repercutem no mundo 
InternacionalNotíciasPolítica

Anulação das condenações de Lula repercutem no mundo 

A+A-
Reset

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular as condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da 13ª Vara de Curitiba. Na prática, os processos que envolvem o Triplex do Guarujá e o Sítio de Atibaia foram desconsiderados; assim, o habeas corpus devolve a elegibilidade a Lula, que volta a ser o principal nome do Partido dos Trabalhadores (PT) para a eleição de 2022. 

A decisão ocorreu na tarde desta segunda-feira (08/03) e logo repercutiu internacionalmente.

O Washington Post, um dos principais jornais dos Estados Unidos, destaca que “as condenações resultaram de um escândalo de corrupção gigantesco na gigante estatal do petróleo Petrobras, trazido à luz pela chamada investigação Lava Jato (…) no entanto, a decisão [de Fachi] fará com que o caso seja encaminhado à Justiça Federal do Distrito Federal para recomeçar do zero”. 

Já o alemão Deutsche Welle (DW), informa que é possível que o “líder esquerdista concorra novamente à presidência nas eleições de 2022”. 

A decisão do ministro Edson Fachin também foi notícia no France24, BBC, Reuters, entre outros grandes jornais do mundo. 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais