Início » Países mantêm fronteiras fechadas para o Brasil para conter pandemia da Covid-19

Países mantêm fronteiras fechadas para o Brasil para conter pandemia da Covid-19

A+A-
Reset
Coronavírus

Um ano após o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, diversos países ainda prorrogam o fechamento das fronteiras para conter a Covid-19. No domingo (28), a Argentina estendeu os impedimentos de viagem até, pelo menos, dia 12 de março, enquanto o Peru manteve até dia 14. Portugal também prorrogou as restrições de acesso até pelo menos 11 de março.

A ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzotti, justificou a prorrogação das medidas de fechamento de fronteiras por conta das novas variantes do coronavírus. No Brasil, a variante de Manaus, batizada de P.1., é uma versão mais transmissível da doença. O decreto que estava em vigor anteriormente na Argentina permitia que as fronteiras fossem reabertas no dia 1º de março, mas as autoridades sanitárias julgaram necessário manter o bloqueio e a redução de 50% dos voos entre os países.

O governo do Peru registrou no país a presença da nova variante brasileira do coronavírus em três regiões, incluindo a cidade de Lima, no dia 4 de fevereiro. Os voos vindos do Brasil estão proibidos no país desde 26 de janeiro.

A Argentina está reduzida a frequência de voos vindos de outros países, como o Reino Unido, Estados Unidos, México. Apenas podem ser aceitas no país pessoas de nacionalidade argentina ou residentes. Já o Peru também estendeu até 14 de março a suspensão de voos com duração maior do que oito horas. Todos os passageiros que chegam a solo peruano também devem apresentar teste negativo para COVID-19, e respeitar quarentena obrigatória de 14 dias.

Portugal

O governo português também suspendeu os voos comerciais de e para o Brasil no dia 27 de janeiro, também como medida de contenção devido ao aumento de casos de Covid-19. A medida valerá até pelo menos dia 11 de março. Segundo o Ministério do Interior, apenas voos humanitários e de repatriação são permitidos. A variante brasileira apareceu em território português pela primeira vez no dia 10 de fevereiro.

Na sexta-feira (26), voo especial articulado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil repatriou 298 passageiros de Lisboa, com destino a Guarulhos. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Portugal, pelo menos 300 brasileiros ainda seguem sem perspectiva de retornar.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais