Início » Anvisa aprova vacina da Pfizer de forma definitiva
Coronavírus

Anvisa aprova vacina da Pfizer de forma definitiva

A+A-
Reset

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, na manhã desta terça-feira (23), o registro definitivo da vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer e pela BioNTech. É a primeira autorização dessa natureza para um imunizante contra o coronavírus no Brasil e em toda a América Latina.

A Anvisa havia aprovado apenas o uso emergencial das vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan e do laboratório Sinovac, e Oxford/AstraZeneca. A Fiocruz, que produz esta segunda vacina no Brasil, também já solicitou o registro definitivo, mas ainda não foi autorizado. O Brasil negocia com a Pfizer desde o primeiro semestre do ano passado, mas ainda não há acordo, pois, o governo brasileiro alega rigidez nas cláusulas impostas pelo laboratório.

Segundo a diretora Meiruze Freitas, “o registro abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão”. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comemorou a notícia e disse que “este é apenas o primeiro resultado do que a ação política em prol da população pode fazer, sem desrespeitar os princípios da ciência. Iremos avançar mais neste caminho!”.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais