Início » Nova versão da PEC Emergencial resguarda servidores e reduz incentivos fiscais
EconomiaPolíticaUrgente

Nova versão da PEC Emergencial resguarda servidores e reduz incentivos fiscais

A+A-
Reset

É esperado que o senador Márcio Bittar, relator das PECs Emergencial e do Pacto Federativo, apresente nesta segunda-feira (22) a versão final das propostas, em uma espécie de fusão dos textos. De acordo com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a ideia é que a proposta seja votada no Senado ainda nesta semana.

A Arko Advice teve acesso à uma minuta da proposta que circula entre lideranças partidárias no Congresso Nacional. Ainda que proponha o congelamento do salário de servidores por dois anos, o documento confirma o que foi anunciado na semana passada, de que seriam deixados de lado pontos polêmicos relacionados aos servidores públicos para que a votação seja mais fácil.

O texto original proibia o pagamento retroativo de despesas de pessoal, como auxílios, abonos salariais e ajudas de custos. Também proibia membros de poder remunerados por subsídio a acumular outros pagamentos, gratificações ou qualquer outra espécie de remuneração. Os dois pontos não constam na versão mais recente da PEC.

A previsão de redução da jornada de trabalho e de salários de servidores quando houver risco de endividamento também não foi mantida, assim como a extinção da garantia constitucional de revisão geral anual de remuneração.

Como ainda não é a versão final do texto, a PEC pode sofrer alterações antes de ser protocolada.

Desvinculação na Saúde e Educação

Atualmente, a Constituição Federal estipula que estados e municípios precisam direcionar 15% da receita para a saúde. A minuta da PEC que circula no Congresso elimina esses percentuais mínimos.

A minuta também diz que União não será mais obrigada a aplicar ao menos 18% da receita na educação. O texto também tira a obrigação de estados e municípios aplicarem 25% da receita de impostos nessa área.

A mudança faz parte do plano do governo de desvincular o orçamento público para dar maior flexibilidade na alocação de recursos.

Calamidade pública e Auxílio Emergencial

A nova versão da PEC Emergencial também prepara o terreno para a prorrogação do Auxílio Emergencial, com a criação da chamada “cláusula de calamidade pública”. O texto acrescenta à Constituição Federal que é prerrogativa do Congresso decretar o estado de calamidade pública de âmbito nacional, que permite um regime fiscal extraordinário, em que a aplicação de recursos para o combate à calamidade é facilitado e o governo não precisa cumprir as regras fiscais que limitam os gastos públicos.

O texto também define que a nova etapa do Auxílio Emergencial será garantida por crédito extraordinário. Esse gasto também fica livre das regras fiscais e não será contabilizado para a apuração da meta de resultado primário.

Redução de benefícios tributários

A minuta da PEC Emergencial que circula no Congresso e obtida pela Arko Advice inclui um mecanismo para aumentar a arrecadação federal por meio da revisão de benefícios tributários.

De acordo com o texto, dentro do prazo de seis meses depois que as mudanças trazidas pela PEC começarem a valer, o Executivo precisa enviar ao Congresso um plano de redução gradual dos incentivos fiscais existentes. No ano da aprovação da medida, o governo já precisaria reduzir os incentivos em pelo menos 10%.

Os cortes serão feitos progressivamente até que o valor total dos benefícios fiscais não passe de 2% do PIB. O prazo para que isso aconteça é de 8 anos.

São “imunes” as reduções de impostos aplicadas aos produtos da cesta básica e os benefícios concedidos a microempresas, empresas de pequeno porte e a entidades sem fins lucrativos. Também não contam os benefícios concedidos no âmbito da Zona Franca de Manaus e de programas de financiamento ao setor produtivo das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Em sua versão original, a PEC propunha um mecanismo semelhante, mas estipulava que, caso a meta de 2% não fosse atingida dentro do prazo, o governo ficaria proibido de fazer concessão, ampliação ou renovação de benefício tributário. Essa “consequência automática” não está presente na minuta da nova versão da PEC.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais