Início » Autonomia do BC é aprovada sem alterações e vai a sanção

Autonomia do BC é aprovada sem alterações e vai a sanção

A+A-
Reset
NotíciasPolíticaUrgente

Na noite de quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados aprovou com uma larga margem o projeto de lei de autonomia do Banco Central. Foram 339 votos a favor do projeto e 114 votos contrários. Como não foram feitas alterações, o texto será remetido à sanção presidencial.

Após o aval de Jair Bolsonaro, o presidente do BC vai passar a ter mandato fixo de 4 anos, não coincidindo com o do presidente da República, que ainda precisa indicar o mandatário. O presidente da instituição passa a ser nomeado no terceiro ano do mandato presidencial, passando metade do seu mandato no governo seguinte.

O objetivo do projeto é que o BC não seja pressionado pelo governo a aumentar ou diminuir a taxa de juros. Para os defensores da proposta, a autonomia é importante para que a política monetária não seja uma decisão política, e que o BC possa focar no controle da inflação.

“Uma das principais razões para a autonomia do banco central é separar o ciclo político do ciclo de política monetária. Por sua própria natureza, a política monetária requer um horizonte de longo prazo, por conta da defasagem entre as decisões de política e seu impacto sobre a atividade econômica e a inflação. Em contraste, o ciclo político possui um horizonte de prazo mais curto”, declarou o banco em nota.

Contudo, a Câmara manteve no projeto o chamado “duplo mandato” – isso significa que, além de garantir a estabilidade de preços serão objetivos do Banco Central “zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”.

Sinalização de Lira

A aprovação do texto, que desvincula a instituição financeira do governo federal, era uma das prioridades entregues por Jair Bolsonaro aos presidentes da Câmara e do Senado, além de ser muito demandada pelo mercado financeiro. Portanto, a aprovação é uma sinalização de Arthur Lira (PP-AL) de que a pauta liberal de Paulo Guedes também é sua prioridade.

“Basta de engavetamento para atrapalhar o Brasil de crescer propositalmente”, disse Lira após a votação, alfinetando o presidente da Câmara anterior, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Para o governo e para o mercado, a aprovação do tema é um indicativo de que as reformas administrativa e tributária terão a atenção da Câmara e devem avançar com agilidade.

Votação

Apesar da larga margem de apoio, a votação na Câmara foi marcada pela tentativa da oposição de segurar a proposta. Para os partidos de esquerda, a política monetária tem que ser uma decisão do presidente da República, caso contrário ficaria suscetível às pressões do mercado financeiro.

Além de apresentar requerimentos para que o projeto fosse retirado de pauta e votado item por item (requerimentos que não prosperaram), a oposição costurou um acordo para que cinco destaques fossem feitos, em uma tentativa de “redução de danos”, como definiu Jandira Feghali (PCdoB – RJ). Contudo, o conteúdo original foi preservado por votação da maioria dos Deputados, evitando que o texto precisasse voltar para o Senado.

Agora, partidos de oposição ameaçam questionar o assunto no STF alegando que o projeto tem vício de origem, pois foi apresentado por um deputado. A alegação é que por tratar da estrutura da administração pública, deveria ser do Poder Executivo.

Autonomia Banco CentralBanco CentralCâmara dos Deputados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais