Início » Dossiê pede que Biden suspenda importações de produtos agrícolas do Brasil
Conexão Wall Street

Dossiê pede que Biden suspenda importações de produtos agrícolas do Brasil

A+A-
Reset

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu um dossiê na semana passada pedindo que as importações de produtos agrícolas brasileiros sejam suspensas. O documento, que foi assinado por mais de 100 acadêmicos e ativistas de organizações não governamentais, solicitou que Biden também interrompa negociações diplomáticas com o Brasil. Além disso, pede-se que Biden retire o atual apoio à entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O apoio dos EUA foi prometido pelo ex-presidente Donald Trump.

O texto condena a relação de tendências autoritárias que tiveram os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro nos últimos anos, e que a aliança entre os líderes teria colocado em xeque o papel de Washington como um parceiro confiável na luta pela proteção e expansão da democracia. O documento pede que que o país restrinja especificamente importações de madeira, soja e carne do Brasil, a menos que se confirme que os produtos não estejam vinculados a abusos aos direitos humanos e ao desmatamento da Amazônia.

Juan Gonzalez, diretor-sênior para o hemisfério ocidental do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, disse que qualquer pessoa que achar que pode promover um relacionamento ambicioso com os EUA enquanto ignora questões como a mudança climática, claramente não tem ouvido Joe Biden durante sua campanha. Gonzalez é assessor de confiança de Joe Biden desde o governo Barack Obama.

Especialistas, no entanto, acreditam que Biden não acatará todas as solicitações. Acredita-se que Joe Biden não tem interesse em entrar em conflito com o Brasil, principalmente pela possibilidade de perda do apoio na Organização Mundial do Comércio (OMC). No entanto, o novo presidente americano pode ser levado a adotar medidas de restrição de comércio. O objetivo seria obrigar o Brasil a trabalha sua imagem no exterior, em especial quanto às medidas de combate à destruição da floresta nativa.

Conversa com os EUA

O embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, disse na sexta-feira (5) que a administração de Biden quer ser um bom parceiro do Brasil na área do combate às mudanças climáticas. Após reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão, o embaixador reafirmou que o presidente americano tem como uma de suas principais prioridades a área ambiental. Além disso, afirmou que o Brasil pode enfrentar significativas consequências econômicas se não para de destruir a floresta.

A condução da política ambiental pelo governo brasileiro já foi alvo de críticas de Joe Biden, e da vice-presidente Kamala Harris. Após a conversa com Chapman, Mourão – que preside o Conselho da Amazônia – disse o diálogo tinha como objetivo mostrar as ações do governo Bolsonaro em prol da preservação do meio ambiente. Segundo o vice-presidente do Brasil, foi acordada uma apresentação em inglês com os resultados da próxima reunião do Conselho da Amazônia.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais