Início » Para Guedes, novo Auxílio Emergencial depende de reformas e cláusula de calamidade pública
NotíciasPolíticaUrgente

Para Guedes, novo Auxílio Emergencial depende de reformas e cláusula de calamidade pública

A+A-
Reset

Na noite de quinta-feira (4) o ministro da Economia, Paulo Guedes, discursou ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sobre a possibilidade de retomada do Auxílio Emergencial.

Chamou a atenção do mercado um trecho em que o ministro assume a possibilidade de que o benefício seja retomado.

Contudo, a fala segue na linha do que já vem sendo dito sobre o tema nas últimas semanas. Um dos pontos importantes a serem destacados são os fatores condicionantes impostos por Guedes à volta do Auxílio Emergencial:

1- Ambiente fiscal favorável

Guedes tem usado a possibilidade de prorrogação do Auxílio Emergencial como uma forma de pressionar o Congresso a colocar para rodar as reformas e a pauta de austeridade fiscal.

“É possível (retomar o auxílio). Temos como orçamentar isso, desde que seja dentro de um novo marco fiscal, robusto o suficiente para enfrentar eventuais desequilíbrios”, disse ontem o ministro, listando as PECs do Plano Mais Brasil (Emergencial, dos Fundos Públicos e do Pacto Federativo) como essenciais para o novo programa.

2- Cláusula de Calamidade pública

O ministro da Economia segue condicionando a prorrogação do auxílio a uma nova calamidade pública. O plano de Guedes é inserir dentro do Pacto Federativo uma cláusula que possa facilitar que o mecanismo seja ativado. Contudo, uma vez acionada, a cláusula de calamidade pública dificultaria gastos em outras áreas, como educação e segurança.

“Em vez de repetir todo aquele processo de correr à Câmara, ao Senado, pedir vetos ao presidente, teremos agora a cláusula de calamidade pública no pacto federativo. Mas, se apertarmos o botão de calamidade pública podemos atender algumas coisas travando outras”, explicou.

3- Abrangência menor

Guedes afasta a possibilidade de que um novo Auxílio Emergencial tenha a mesma abrangência que teve em 2021. Segundo sua fala mais recente, quem recebe outros benefícios, como o Bolsa Família, não seria incluído na lista. O foco seria nos chamados “invisíveis”. O novo benefício seria para cerca de 32 milhões de pessoas, em vez de 64 milhões, como em 2020.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais