Deputados articulam votação do fim dos supersalários

Imagem aérea mostra o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios. Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com deputados que estiveram na reunião do Colégio de Líderes desta quinta-feira (4), além dos projetos que constam na pauta da próxima semana, outras proposições foram discutidas e entraram na “fila de votação”. Um deles é o PL 6726/16, que acaba com os supersalários no funcionalismo público.

O texto define que o valor máximo que pode ser recebido pelos servidores não se aplique somente ao salário, mas sim a todas as verbas recebidas. Isso inclui subsídios, abonos, prêmios, adicionais, gratificações, horas-extras, auxílios-moradia e outras receitas.

Hoje, 70% dos magistrados recebem salários acima do teto constitucional de R$ 39,2 mil.

De acordo com os deputados do NOVO, Vinícius Poit (SP) e Tiago Mitraud (MG), houve compromisso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de pautar o assunto nas próximas semanas.

“É um projeto que, ao contrário da PEC 32, tem a possibilidade de ir direto ao Plenário”, explica Mitraud, que considera que a votação do texto vai acabar sendo uma espécie de “aquecimento” da Câmara para a Reforma Administrativa.

A PEC da Reforma Administrativa ainda tem muito a enfrentar: precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que, além de não estar instalada, tem sua presidência como palco de um cabo-de-guerra.

Auxílio Emergencial

Outro assunto que foi tema de discussão no Colégio de Líderes da Câmara foi a retomada do Auxílio Emergencial. De acordo com o líder do PT na Câmara, Ênio Verri (PR), a garantia de Lira é de que o assunto será discutido logo após a votação do Orçamento.

Contudo, Ênio prevê que o governo vai acabar em uma sinuca de bico, entre várias opções que podem desagradar o mercado: como a prorrogação do Auxílio não cabe no orçamento, vai ter que escolher entre o aumento de impostos ou a expansão da base monetária – essa última opção defendida pelo PT.

Postagens relacionadas

Pesquisa presidente 2026: Lula venceria Tarcísio

Empresário que ofendeu Zanin em aeroporto se retrata

Deputados discutem papel dos consórcios no desenvolvimento regional

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais