Início » Projeto de lei autoriza cães de assistência emocional dentro da cabine de aviões
NotíciasPolítica

Projeto de lei autoriza cães de assistência emocional dentro da cabine de aviões

A+A-
Reset

Para quem sofre de depressão ou ansiedade aguda ou para portadores de autismo ou de deficiências físicas, e que dependem de animais de serviço ou assistência emocional, planejar uma viagem de avião pode ser ainda mais desgastante do que o normal. Isso porque, apesar de aceitarem alguns cães de serviço na cabine, como os cães-guia para cegos, as empresas aéreas brasileiras ainda não aceitam que outros tipos de animais de apoio viajem junto aos donos.

A única exceção é se o voo tiver como destino um país onde a legislação obrigue as empresas a fazer esse tipo de transporte, e, ainda assim, o dono precisa ficar atento, já que cada companhia impõe uma regra diferente.

Para tentar mudar esse cenário, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que autoriza o transporte de cães-ouvintes, cães de alerta, cães de serviço e a animais de assistência emocional dentro da cabine, sem que seja cobrada qualquer taxa extra.

“Para algumas pessoas com deficiência ou com transtornos psicológicos e/ou emocional, a presença de um animal pode ser essencial para que suportem os desafios que poderiam comprometer seu dia a dia”, explica o deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), autor do projeto.

Se for aprovado, o PL 3759/20 vai beneficiar pessoas com deficiência auditiva, pessoas que sofrem crises de ansiedade, epilepsia ou hipoglicemia; pessoas com deficiência orgânica ou motora; e pacientes psiquiátricos que dependem dos animais de assistência.

“O objetivo desta lei é assegurar que esses animais, necessários para o bem-estar físico e emocional do passageiro durante o voo ou em seu destino, possam estar na cabine do avião, assistindo seu dono e fornecendo conforto emocional com sua presença”, pontua Bengtson.

De acordo com o texto, as empresas aéreas ainda vão poder limitar o número de animais de acordo com o tamanho na aeronave. Determinadas raças também podem ser barradas, além de animais muito grandes ou que ameacem a segurança dos outros passageiros. Os critérios devem ser definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais