Início » Consultoria técnica defende Congresso na discussão da rede 5G

Consultoria técnica defende Congresso na discussão da rede 5G

A+A-
Reset
Economia

Documento elaborado pela consultoria técnica da Câmara dos Deputados lista sugestões que podem fazer o Congresso participar da escolha do fornecedor da futura rede 5G no país. Os consultores propõem alterações na Lei Geral de Telecomunicações (LGT), entre as quais a de que os leilões não criem impedimentos para que os atuais fornecedores de infraestrutura participem do mercado.

Desde o ano passado vários deputados se mobilizam para entrar nas discussões, chegando a propor a formação de uma frente parlamentar para cuidar do assunto. A Mesa Diretora criou um grupo de trabalho para acompanhar o avanço da tecnologia e foi desse grupo que surgiu a nota técnica com as sugestões da Câmara.

O grupo pretende ouvir representantes dos principais fornecedores mundiais da infraestrutura para o 5G: a Huawei (chinesa) e suas rivais Ericsson (sueca), Samsung (coreana), Nokia (filandesa) e Fujitsu (japonesa). Também quer ouvir integrantes do governo e operadoras de telecomunicações.

O leilão de frequência 5G, previsto para acontecer no meio do ano, vai escolher as operadoras que disputarão os espaços para a rede e contratar os fornecedores de tecnologia. Após a licitação, as teles deverão investir na instalação de antenas e outros equipamentos para que a nova geração de telefonia, que promete aumentar a velocidade da conexão móvel à internet, possa começar a operar no país.

Para o presidente da Huawei no Brasil, Sun Baocheng, o consumidor vai pagar a conta se a empresa for impedida de fornecer equipamentos para a rede 5G, já que quase a metade da infraestrutura usada no 4G no Brasil provém da Huawei. Esse é um dos argumentos usados pelas operadoras de telecomunicações para que a companhia não seja barrada no leilão.

Outra mudança na LGT proposta pelo grupo de deputados seria determinar que os leilões de frequência não impeçam que a infraestrutura atual de rede 4G seja aproveitada nas novas redes de 5G, desde que tecnicamente isso seja possível. Propõem também que o governo exija no edital que equipamentos de diferentes fabricantes possam “conversar” entre si.

5GCâmara dos DeputadosChina

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais