Início » XP/Ipespe: Avaliação negativa do governo sobe para 40%
NotíciasPolítica

XP/Ipespe: Avaliação negativa do governo sobe para 40%

A+A-
Reset

A nova pesquisa XP/Ipespe, realizada de 11 a 14 de janeiro, e divulgada hoje (18) aponta que a avaliação positiva (ótimo/bom) do governo Jair Bolsonaro caiu seis pontos percentuais (38% para 32%) em relação à dezembro do ano passado. A avaliação negativa (ruim/péssimo), por sua vez, cresceu cinco pontos (35% para 40%). A avaliação regular passou de 25% para 26%.

Esta é a pior avaliação do governo desde julho do ano passado, quando o percentual ruim/péssimo era 45%. Em julho de 2020, também foi registada a avaliação positiva mais baixa de Bolsonaro (30%).

Nota-se uma piora na avaliação do governo entre quem votou em Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial de 2018. Entre quem votou no presidente, a avaliação positiva caiu de 63% para 54% em relação à dezembro. No mesmo período, a avaliação negativa subiu de 7% para 21% entre quem votou em Bolsonaro.

A queda na avaliação positiva do governo somado ao crescimento do índice negativo está ligada à redução do auxílio emergencial. Ao que tudo indica, essa sondagem captou apenas parcialmente o colapso do sistema de saúde de Manaus (AM), assim como os tropeços do governo na gestão da vacina.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais