Início » Ambiente conturbado pode ameaçar favoritismo de candidatos governistas – Análise Arko
NotíciasPolítica

Ambiente conturbado pode ameaçar favoritismo de candidatos governistas – Análise Arko

A+A-
Reset

A disputa pelas presidências da Câmara e do Senado indicam tendência de vitória de candidatos governistas: Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), respectivamente. Mas, o ambiente político favorece surpresas.

As sucessivas confusões do governo podem interferir no processo. A sucessão de declarações sore o país estar quebrado; a proposta de controle das polícias militares; e a intervenção na direção do Banco do Brasil caíram muito mal no Congresso. Para piorar, o agravamento da pandemia em Manaus e a inconsistência do governo federal nas respostas à questão enfraquecem ainda mais a imagem política.

Cresce o sentimento no Congresso de que ter presidentes aliados ao governo seria o fim da autonomia do Legislativo.

No Senado, Simone Tebet (MDB-MS) conta com a possível “traição” de 12 senadores ligados à oposição, cujos partidos declararam apoio a Pacheco. Muitos dos que votarão em Tebet acusam Davi Alcolumbre (DEM-AP), que apoia Pacheco, de ter transformado o Senado em uma imensa “câmara de vereadores” operando pontualmente em bases clientelísticas. Além disso, a votação é secreta, o que abre espaço para surpresas.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais