Início » Trump enfraquece Bolsonaro – Análise Arko

Trump enfraquece Bolsonaro – Análise Arko

A+A-
Reset
Conexão Wall StreetInternacionalNotíciasPolítica

A repetição de que houve fraude nas eleições norte-americanas colocou Bolsonaro em dupla sinuca de bico.

A primeira é porque a declaração de Bolsonaro soou como apoio aos protestos de trumpistas no Congresso norte-americano.

Na manhã desta quinta-feira (07), em frente ao Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que “se nós não tivermos o voto impresso em 2022, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos”.

No STF, a fala do presidente foi entendida como um apreço à soluções “desistitucionalizantes”.

A segunda sinuca de bico foi com os Estados Unidos: ao repetir que houve fraudes – na linha do que afirma (sem provas) Donald Trump – Bolsonaro desacredita as eleições americanas e aumenta as dificuldades de relacionamento pessoal com Joe Biden.

As atitudes de Donald Trump em não reconhecer o resultado e estimular protestos são imediatamente associadas ao eventual comportamento futuro de Bolsonaro no Brasil caso venha a ser derrotado em 2022.

A dura reação dos presidentes do Congresso, STF e TSE ao ocorrido em Washington é uma clara mensagem para Bolsonaro de que comportamentos não-institucionais não serão tolerados.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

bolsonaroTrump

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais