Início » PT deve declarar apoio a Baleia Rossi ainda hoje, dizem deputados petistas

PT deve declarar apoio a Baleia Rossi ainda hoje, dizem deputados petistas

A+A-
Reset
NotíciasPolíticaUrgente

O PT deve decidir nesta segunda-feira (4) se apoia ou não a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. A bancada do partido tem uma reunião sobre o tema marcada para as 15h. Deputados ouvidos pela Arko Advice disseram que é muito provável que saia uma decisão hoje e que ela seja a favor da composição com o emedebista.

De acordo com o líder do PT na Câmara, deputado Ênio Verri (PR), a maior parte da bancada já definiu a própria opinião, por isso o posicionamento da sigla deve vir logo.

“Ainda não há decisão formal, mas, estatisticamente falando, a propensão do partido é apoiar Baleia Rossi. Temos feito muitas reuniões para construir um consenso. Entretanto, chegamos em ponto do debate em que não há mais como avançar pelo consenso: há quem queira uma candidatura própria e quem queira apoiar o Baleia desde já. Por isso, caminhamos para uma votação”, disse.

À Arko, o deputado Zé Neto (PT-BA), explicou o pensamento dominante no partido:

“Nós não estamos escolhendo o ideal para o PT, estamos escolhendo o que, de forma pragmática, oxigena o processo democrático no Congresso”, explicou.

Composição da Mesa

No final do mês passado, as lideranças da oposição na Câmara já haviam se reuniram com o próprio Baleia Rossi e apresentaram uma carta com demandas do grupo.

De acordo com os petistas, Baleia Rossi concordou em respeitar a proporcionalidade entre os partidos que o apoiarem na construção da Mesa Diretora. Assim, como o PT tem a maior bancada, terá o direito de escolher primeiro qual cargo quer ocupar – o partido discute se vai pedir a primeira vice-presidência ou a primeira secretaria da mesa.

Além de ter a maior bancada da Câmara, o PT ainda tem o poder de influenciar outros partidos de esquerda, como o PCdoB e o PSB, que buscam atuar de forma unificada na decisão.

 

Baleia RossiEleição no Congresso 2021PT

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais