Início » Nancy Pelosi é reeleita presidente da Câmara dos Representantes dos EUA

Nancy Pelosi é reeleita presidente da Câmara dos Representantes dos EUA

A+A-
Reset
Conexão Wall Street

A democrata Nancy Pelosi, de 80 anos, foi reeleita presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O placar final foi de 216 votos em Pelosi contra 209 do deputado republicano Kevin McCarthy. O novo Congresso dos EUA foi instalado no domingo (3). Pelosi foi a primeira mulher eleita presidente da Câmara e é a quarta vez que exerce a função.

O cargo, conhecido em inglês como speaker of the House of Representatives, é responsável por definir a agenda de debates e votações de projetos de lei. Segundo Pelosi, a prioridade mais urgente do Congresso dos EUA é a pandemia da COVID-19. O país lidera em número de casos de coronavírus no mundo, com mais de 20,6 milhões.

Enquanto os democratas permanecem sendo maioria na Câmara, o Senado ainda não está definido. O segundo turno das eleições na Geórgia serão realizadas na terça-feira (5) e definirão os senadores que ocuparão as duas vagas do estado. Se os dois candidatos democratas vencerem, o Senado estará dividido.

Pelosi assume em um momento de incerteza política nos EUA. Na quarta-feira (6), o Congresso do país realizará uma sessão conjunta para ratificar o resultado do Colégio Eleitoral. A sessão será presidida pelo atual vice-presidente Mike Pence. No dia 14 de dezembro, os delegados confirmaram que Joe Biden havia vencido as eleições gerais de novembro, derrotando o presidente Donald Trump. Se o Congresso confirmar a decisão do Colégio Eleitoral, Biden será declarado oficialmente eleito e sua posse será no dia 20 de janeiro.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais