Início » Governo do Rio publica edital para leilão de saneamento

Governo do Rio publica edital para leilão de saneamento

A+A-
Reset
EconomiaNotícias

Foi publicado na terça-feira passada (29) o edital para o maior leilão do setor de saneamento básico desde a instituição do marco regulatório do setor, com a Lei nº 14.026, sancionada em 15 de julho do ano passado. O governo do Rio de Janeiro publicou as regras para a concessão da distribuição de água e tratamento de esgoto no estado, com a privatização de parte da Cedae, a empresa de saneamento do estado. O leilão está marcado para 30 de abril na B3. Segundo o diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão, por conta do elevado número de interessados foi definido o prazo de 120 dias entre o edital e o leilão para os investidores analisarem o projeto.

Do total de 92 municípios, 35 já aderiram ao projeto, estruturado pelo BNDES em conjunto com o governo estadual. Mais de 12,8 milhões de pessoas serão atendidas. Ao longo de 35 anos, serão investidos R$ 30 bilhões, com estimativa de criação de 45 mil novos empregos. O vencedor do leilão deverá pagar outorga mínima de R$ 10,6 bilhões. Vence quem oferecer valor superior.

Saiba mais:

Atualmente, dentro da área a ser atendida, 26 cidades contam com cobertura de rede de esgoto 50% abaixo de suas necessidades. Seis delas não têm acesso ao serviço. Com a universalização dos serviços, conforme estabelece o marco regulatório, mais 5,7 milhões de pessoas passarão a contar com coleta e tratamento de esgoto.

Serão ofertados quatro blocos, compreendendo em torno de 90% da população coberta pela Cedae. A empresa continuará responsável pela captação, pelo tratamento e o fornecimento de água. A divisão em áreas busca viabilizar a operação e garantir os investimentos necessários, mesmo nas regiões menos atrativas economicamente, conforme destaca informação publicada pelo PPI.

CedaeNovo Marco Legal do SaneamentoRio de JaneiroSaneamento

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais