Início » Covas acena à moderação
Artigos

Covas acena à moderação

A+A-
Reset

Na cerimônia de posse do seu segundo mandato como prefeito de São Paulo (SP), Bruno Covas (PSDB) afirmou que a capital paulista está pronta para vacinar a sua população. Segundo Covas, ainda é necessário manter as medidas de isolamento social de combate ao coronavírus.

Em um discurso alinhado ao do governador João Doria (PSDB), Covas afirmou que “o negacionismo está com os dias contatos” e que agora é necessário banir o “vírus do ódio”.

Num aceno a moderação, Bruno Covas declarou que “a política não é terreno para intolerantes e nem para lacradores de redes sociais”, disse o prefeito em seu discurso, em que tentou se afirmar como político centrista, defendeu reformas, combate à desigualdade e disse que é preciso ter “nem o estado máximo, nem o estado mínimo, tão somente o estado necessário”.

Covas afirmou que “não há tempo para personalismo e arrogância”, que é preciso “mais lucidez e senso de responsabilidade coletiva” e que “o vírus do ódio e da intolerância precisa ser varrido da sociedade”.

O prefeito, que enfrenta um câncer no trato digestivo, afirmou “a doença permitiu que eu me reencontrasse comigo mesmo. Obrigou a selecionar o que realmente importa, o que faz valer a pena. Hoje, posso dizer que me tornei um político melhor.”

Covas fez também aceno a mulheres e negros, citando a presenta dessa parcela da população em seu secretariado, um compromisso de campanha. “Um governo que se pretende transformador tem que dar espaço à diversidade”, disse.

Bruno Covas, além de ter maioria na Câmara Municipal –34 dos 55 vereadores – contará com um aliado na presidência da Casa, o vereador Milton Leite (DEM), eleito num acordo que uniu PSDB e PT, as duas maiores bancadas do Poder Legislativo Municipal.
Leite obteve 49 votos, contra 6 de Erika Hilton (PSOL). O acordo de Leite, em troca de cargos na Mesa Diretora, incluiu até o PT, que faz oposição a Covas.

Em troca, o PT obteve o apoio para que a petista Juliana Cardoso fosse eleita primeira secretária da Mesa Diretora. Também devido ao acordo costurado, a primeira vice-presidente foi Rute Costa (PSDB), e o segundo vice-presidente foi Atílio Francisco (Republicanos). Fernando Holiday (Patriota) foi o escolhido para o cargo de segundo secretário.

Chefe do Legislativo em 2017 e 2018, Milton Leite assume a Presidência após dois mandatos de Eduardo Tuma (PSDB), também aliado de Covas.

Milton Leite volta ao comando da Casa em ano de votação de um dos principais projetos da Câmara, a revisão do Plano Diretor. O projeto é de grande interesse do mercado imobiliário, que almeja baratear taxas cobradas sobre o setor e que são usadas em melhorias na cidade.

Veja abaixo os 23 secretários anunciados por Bruno Covas para o segundo mandato:

Secretaria da Casa Civil: Ricardo Tripoli
É advogado formado pela PUC. Foi Vereador, Deputado Estadual e Deputado Federal. Presidente da Assembleia Legislativa (95/96) e líder do PSDB na Câmara dos Deputados (2017). Secretário Municipal de Negócios Extraordinários do Prefeito Mário Covas e Secretário Estadual do Meio Ambiente do Governador Mário Covas.

Secretaria da Saúde: Edson Aparecido
É formado em História pela Puc SP. Funcionário público aposentado, trabalhou no governo FHC no Ministério das Comunicações ao lado de Sergio Motta. Secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano e Chefe da Casa Civil. Foi Presidente da Cohab. Eleito Deputado Estadual por duas vezes e também Deputado Federal por dois mandatos. É o atual Secretário Municipal de Saúde.

Secretaria da Educação: Fernando Padula
É pós-graduado no Programa Latino-Americano de Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública da FGV, mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (Universidade Nove de Julho) e bacharel em Direito. Servidor público do Governo do Estado de São Paulo foi secretário adjunto da Secretaria Estadual da Educação, além de chefe de gabinete das Secretarias Estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social e da Educação. Está na coordenação do Arquivo Público de São Paulo e na chefia de gabinete da Secretaria Estadual de Projetos, Orçamento e Gestão.

Secretaria de Subprefeituras: Alexandre Modonezi
É formado em Filosofia, e atual Secretário Municipal das Subprefeituras de São Paulo.
Foi subprefeito da Vila Mariana, secretário executivo e adjunto das Subprefeituras, e da Casa Civil na Prefeitura de São Paulo. No governo do Estado de São Paulo, foi chefe de gabinete da Secretaria de Energia. Diretor executivo da Fundação Procon e Superintendente do Instituto de Pesos e Medidas – IPEM.

Secretaria de Infraestrutura e Obras: Marcos Monteiro
É Engenheiro Civil formado pelo Mackenzie com pós-graduação em Engenharia de Estruturas pela USP. Foi Presidente da ABECE- Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural. É professor da Escola de Engenharia da Mauá.

Secretaria da Cultura: Ale Youssef
É mestre em Filosofia Política pela UFRJ e graduado em Direito pelo Mackenzie. Foi fundador do Acadêmicos do Baixo Augusta, do Studio SP, do Bloco da Cultura, apresentador de TV, Secretário de Cultura do Município.

Secretaria de Relações Internacionais: Marta Suplicy
É psicóloga formada pela PUC, pós-graduada em Stanford e mestrado pela Universidade Estadual de Michigan. Foi apresentadora de TV, Deputada Federal, Prefeita de SP, Ministra do Turismo e da Cultura e Senadora da República.

Secretaria de Mobilidade e Transporte: Levi Oliveira
É Graduado em Ciências da Computação e pós-graduado em Planejamento e Mobilidade Urbana. Ingressou na CMTC/SPTrans em 1991 e fez carreira na área de planejamento e programação operacional do sistema. Foi Gerente de Planejamento, Diretor de Planejamento de Transporte e é o atual Presidente da SPTrans.

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social: Berenice Gianella
É formada em direito pela USP e mestre pela mesma universidade. Foi procuradora do Estado de São Paulo por 32 anos. Diretora executiva da FUNAP. Presidente da Fundação CASA por 12 anos. Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e secretária municipal de direitos humanos e cidadania. É a atual secretária municipal de assistência e desenvolvimento social.

Secretaria da Justiça: Eunice Prudente
É formada em Direito pela USP. Mestre, Doutora e Professora de Direito da USP. Foi Secretária Estadual de Justiça e defesa da Cidadania.

Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo: Aline Cardoso
É formada em relações internacionais pela PUC-SP, pós-graduada pela UNESP e se especializou na Harvard Kennedy School. Foi empresária, vereadora e desde julho de 2017 está a frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Secretaria de Segurança Urbana: Elza Paulino de Souza
É graduada em fisioterapia e filosofia. Ingressou na primeira turma do Corpo Feminino da GCM em 1986 e atualmente é a Comandante Geral da GCM.

Secretaria de Governo: Rubens Rizek Júnior
É formado em Administração pela FGV e Direito pela USP. É mestre e doutor em Direito pela USP. Foi Secretário de Estado do Meio Ambiente e também da Agricultura e Abastecimento. Foi Secretário Municipal da Justiça e é o atual Secretário de Governo do Município.

Secretaria da Fazenda: Guilherme Bueno de Camargo
É formado em Administração pela FGV e Direito pela USP. Mestre e Doutor em Direito pela USP. Foi Sec Adj da Segurança Pública do Estado e Sec Adj da Educação do Estado. Foi também Procurador Geral do Município.

Secretaria de Urbanismo e Licenciamento: César Azevedo
É advogado. Foi chefe de Gabinete do Prefeito, Chefe de Gabinete da Sec de Subprefeituras e Secretário Municipal de Gestão. É o atual Secretário de Licenciamento.

Secretaria de Inovação e Tecnologia: Juan Quirós
É Engenheiro formado pela Universidade de Miami e pós-graduado em Administração pela FGV. Foi Presidente das agências de promoção de exportação e investimentos APEX-Brasil, InvesteSP e SPNegócios. É o atual Secretário de Inovação e Tecnologia.

Secretaria da Pessoa com Deficiência: Silvia Grecco
É ganhadora do Prêmio da FIFA – FIFA FAN AWARDS 2019, como melhor torcedor do mundo , pela narração de jogos do Palmeiras para seu filho Nickollas , que é cego e autista. Foi assessora na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Presidente da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade -SP. Foi Secretária Municipal de Assistência Social , por duas vezes, em Mauá. Atual Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência na cidade de Santo André.

Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania: Claudia Carletto
É jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Marketing Político pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) da UNINOVE. Foi secretária Executiva Adjunta de Políticas para Mulheres e atualmente é Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Secretaria do Esportes: Thiago Milhim
É formado em Direito pelo Mackenzie com pós-graduação em Direito Administrativo e Constitucional na FAAP, Gestão pública na EPD e MBA em Lideranca e Gestão de Pessoas na FGV. Especialização em Direito Constitucional e Contratos na Universidade de Salamanca. Foi Subprefeito da Casa Verde.

Secretaria da Habitação: Orlando Faria
É Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV, atual Secretário da Casa Civil do Município de São Paulo, foi Secretário Municipal de Turismo, Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito e Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Governo de SP.

Secretaria do Meio Ambiente: Eduardo de Castro

É Formado pela Universidade Mackenzie em Direito. Diretor de Gestão e Presidente da empresa estatal Brasileira EPL. Ex-Presidente do Conselho Fiscal e membro da Conselho de Administração da Codesp. Assessor Parlamentar no Senado Federal e no Ministério dos Transportes.

Controladoria Geral do Município: João Manoel Scudeler de Barros
Mestre em Urbanismo, é formado em Direito e em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Habitação e das secretarias de Mobilidade e Transportes e de Justiça da cidade de São Paulo. É o atual Controlador Geral do Município.

Procuradoria Geral do Município: Marina Magro
É formada em Direito pela Universidade de São Paulo. Procuradora do Município de São Paulo há 18 anos. Atual Procuradora-Geral do Município e Secretária de Justiça.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais