Início » Baleia tem mais adesão ao governo que Lira
NotíciasPolítica

Baleia tem mais adesão ao governo que Lira

A+A-
Reset

De acordo com levantamento da Arko Advice a partir da análise de 543 votações de 2019 e 2020, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) tem um percentual de adesão ao governo superior ao de Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo Palácio do Planalto para a presidência da Câmara dos Deputados. Baleia Rossi é o candidato do grupo liderado por Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Em 2019, Baleia teve um índice de apoio de 90,24% e Lira de 86,29%. Neste ano, Baleia Rossi esteve alinhado ao governo em 77,82% das 266 vezes que depositou seu voto nominalmente. Já no caso de Arthur Lira, 70,59% dos seus 85 votos foram alinhados ao governo.

Cristiano Noronha, cientista político da Arko Advice, avalia que a taxa de governismo de 2020 foi influenciada pela pandemia.

“Por conta da pandemia houve maior protagonismo da Câmara. Também houve um grande número de matérias voltadas à pandemia e as reformas e privatizações acabaram ficando em segundo plano”, explica

Para Noronha, outro fator que explica o maior alinhamento de Baleia à pauta governista é que a Câmara dos Deputados, nos últimos dois anos, analisou mais pautas de cunho reformista do que as chamadas “pautas ideológicas” ou “de costumes”.

“Essa agenda que o Baleia apoiou, de certa forma, foi muito similar àquela que o Temer apoiou. Em seus dois anos de mandato, a agenda de Temer foi muito alinhada com aquela Ponte para o Futuro. No governo Bolsonaro, o que está sendo proposto pela equipe econômica tem muita convergência com o que o MDB apoia”, explica.

Outro fator a ser considerado é que, no primeiro ano de mandato, Bolsonaro tinha um relacionamento ruim com o Centrão, pintando o grupo como representante da “velha política”. Somente em 2020 houve um início de aproximação.

Até o momento, os partidos que anunciaram apoio a Baleia Rossi somam 284 votos. A aliança a favor de Arthur Lira conta com 215 deputados.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais