Início » Novos prefeitos iniciarão mandato com desafio no saneamento

Novos prefeitos iniciarão mandato com desafio no saneamento

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

Os prefeitos e vice-prefeitos eleitos em novembro assumirão em 1º de janeiro de 2021 com o desafio de melhorar as condições de moradia e de saneamento básico da população.

Segundo dados do IBGE, a realidade que os novos prefeitos vão encontrar indica que 37 de cada 100 brasileiros residem em domicílio em que falta ao menos um dos serviços considerados de saneamento básico: coleta de lixo; abastecimento de água potável por rede de abastecimento; esgotamento sanitário por rede coletora.

As mudanças estabelecidas na legislação do saneamento básico, a partir da Lei nº 14.026/20, preveem a universalização desses serviços no país até 2033. Os novos prefeitos deverão enquadrar seus municípios às exigências da lei para que possam, entre outras coisas, ter acesso a recursos para a melhoria do saneamento básico, participar de consórcios regionais, aderir a uma agência reguladora e estabelecer novos mecanismos de cobrança de tarifas. Para os resíduos sólidos, o governo prepara um plano nacional a partir de sugestões recebidas em consulta pública.

A supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Social da Confederação Nacional dos Municípios, Cláudia Lins, aponta as dificuldades que os novos prefeitos terão pela frente. A lei prevê que a cobrança municipal deverá estar instituída até 30 de junho de 2021, após votação nas câmaras dos vereadores. Ela entende que, “para os indicadores avançarem será necessário que União, estados e municípios atuem em conjunto para promover melhorias no serviço de saneamento básico”.

Novo Marco Legal do SaneamentoSaneamento

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais