Início » Enap oferece curso para prefeitos eleitos em 2020
NotíciasPolítica

Enap oferece curso para prefeitos eleitos em 2020

A+A-
Reset

Mais de 60% dos prefeitos eleitos em 2020 nunca exerceram um mandato no Poder Executivo. Pensando nesse público, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou um curso para capacitar os novos gestores. A ideia é dar ferramentas para que eles administrem de forma eficiente seus municípios.

“A iniciativa é inédita. Nosso objetivo é desenvolver competências de liderança individual e coletiva, com soluções inovadoras e viáveis para que os novos prefeitos, de qualquer região do país, enfrentem os desafios que vão encontrar em suas cidades nos próximos quatro anos”, explica o presidente da Enap, Diogo Costa.

Segundo o presidente, a iniciativa busca profissionalizar a gestão desses municípios. “Vamos capacitá-los para que eles compreendam, de forma mais objetiva e ágil, as causas e consequências de problemas locais urgentes e complexos e como obter os recursos e ferramentas para enfrentá-las”, acrescenta Diogo Costa.

Até o dia 20 de dezembro, o curso já tinha recebido 176 inscrições, sendo 152 de prefeitos e 24 de vice-prefeitos. Desse total, de 176, 143 são homens e 33 são mulheres. Até o momento, o Nordeste lidera o número de inscritos com 65 pessoas, seguido pelo Sudeste com 36 inscrições. Depois vem o Norte, com 28 pessoas, Sul com 27 e Centro-Oeste com 20.

Entre os inscritos estão, inclusive, os prefeitos de três capitais: vão participar Cícero Lucena, de João Pessoa (PB), João Henrique Caldas, de Maceió (AL), e Arthur Henrique de Boa Vista (RR). Até o momento, os estados com mais inscrições são Minas Gerais e São Paulo com 14 prefeitos cada, seguidos por Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, com 13.

Realidades locais

Com metodologia aplicada às realidades locais, o Programa Liderando Novos Prefeitos irá preparar as lideranças em áreas estratégicas para os desafios dos quatro anos de mandato, como gestão pública, planejamento, desenvolvimento sustentável, inovação, entre outros. As inscrições estão abertas até 4 de janeiro. O curso é gratuito e vai de 21 de janeiro a 14 de maio de 2021. As inscrições são feitas pelo site da Enap, no link https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1106/

Estão sendo oferecidas 500 vagas para turmas com 10 alunos cada. Serão 24 horas-aula de ensino a distância e 16h presenciais em Brasília. O curso prevê aulas ao vivo com especialistas renomados em cada área e está dividido em seis módulos:

Módulo 1 – Políticas Públicas
Módulo 2 – Gestão Governamental
Módulo 3 – Probidade Administrativa e Mobilização de Recursos
Módulo 4 – Cidade para Pessoas
Módulo 5 – Desenvolvimento Urbano Sustentável e Aspectos de Liderança
Módulo 6 – Gestão Inovadora e Transformação Digital

Os prefeitos terão acesso a um material exclusivo com curadoria da Enap. Ao longo do curso, serão produzidos três estudos especiais em temáticas escolhidas pelos participantes, com dados, evidências e comparativos internacionais que servirão de insumo para a tomada de decisão das lideranças. Além disso, os novos prefeitos terão acesso a um conteúdo selecionado, oferecido pelas instituições parceiras.

O programa também atuará na aproximação de gestores locais com o governo federal e parceiros. Serão formadas redes e conexões entre novos prefeitos, atores do governo federal, entidades do terceiro setor, organizações do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00