Início » Baleia Rossi será o candidato de Rodrigo Maia à presidência da Câmara
NotíciasPolítica

Baleia Rossi será o candidato de Rodrigo Maia à presidência da Câmara

A+A-
Reset

Baleia Rossi (MDB-SP) será o candidato apoiado pelo grupo de onze partidos liderado pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A decisão foi divulgada em entrevista coletiva em frente à residência oficial da Câmara dos Deputados.

“Eu decidi abrir mão da minha candidatura, para que que, dando um passo atrás, o Brasil dê um passo a frente”, disse Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que era o segundo nome cotado para representar o bloco.

Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi é presidente do MDB e ganhou visibilidade no último ano por ser autor de uma das propostas de reforma tributária que tramitam no Congresso: a PEC 45 de 2019, que se baseia no projeto do economista Bernard Appy. Teve atuação expressiva como líder do MDB na Câmara na articulação da Reforma da Previdência.

Saiba mais:

Quem é Baleia Rossi, pré-candidato a presidente da Câmara dos Deputados

Análise Arko Advice

A escolha de Baleia Rossi merece as seguintes ponderações:

• É um nome com bom trânsito na Câmara dos Deputados

• Baleia apoiou a agenda de reformas e a pauta econômica defendida pelo governo (ele é autor da PEC da Reforma Tributária)

• Pode encontrar resistências na bancada do PT por conta do posicionamento da legenda em torno do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff

• A decisão pode fazer com que o governo fique mais cauteloso na disputa. Vale lembrar que o líder do governo no Senado e no Congresso são do MDB

• Pode facilitar um entendimento entre MDB e DEM no Senado para que o MDB apoie um candidato do DEM no Senado. No Senado, o MDB pleiteia a vaga e Davi Alcolumbre defende o nome de Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

Numericamente, Baleia tem uma vantagem importante em relação ao seu principal adversário, Arthur Lira (PP-AL). O Bloco liderado por maia reúne 281 votos enquanto o de Lira tem 201. Mas vale ressaltar que a votação é secreta e há muitas dissidências – nos dois lados. Apesar disso, não se pode deixar de considerar a força do governo. Ou seja, apesar da vantagem momentânea de Baleia, o jogo ainda não está decidido.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais