Início » PSDB e PT reeditam aliança na Assembleia
Artigos

PSDB e PT reeditam aliança na Assembleia

A+A-
Reset

Mesmo sendo adversários na política estadual, PSDB e PT caminham para reeditar uma aliança em vigor desde 2006 na Assembleia Legislativa. Líder do governo na Assembleia e relator do polêmico projeto de ajuste fiscal do governador João Doria (PSDB), o deputado estadual Carlos Pignatari (PSDB) será candidato à presidência e deve contar com apoio do PT e do DEM.

Em troca, os petistas manterão o comando da 1ª Secretaria, e o DEM, da 2ª Secretaria. O acordo conta com o aval de Doria. Os deputados petistas argumentam que seria “hipocrisia” lançar um candidato que não iria ganhar.

Os parlamentares do PT recordam que o partido ocupa a 1ª Secretaria desde 1996 porque sempre formou a segunda maior bancada no Legislativo paulista.

Líder do Novo, o deputado Daniel José afirmou que a sigla ainda não decidiu se vai lançar um nome, como fez em 2019, quando ele próprio disputou.

A expectativa é que o atual presidente da Assembleia, Cauê Macris (PSDB), seja nomeado em 2021 como o novo chefe da Casa Civil de João Doria.

Quando assumiu o governo em 2019, Doria escolheu o ex-ministro Gilberto Kassab (PSD) para o cargo, mas ele anunciou em 28 de dezembro, antes mesmo da cerimônia de posse, que pediria licença do cargo para se dedicar à sua defesa após ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal (PF).

O ex-ministro, porém, teve seu nome publicado no Diário Oficial e tecnicamente é secretário licenciado da pasta, sem receber salário. Quem atualmente exerce a função de chefe da Casa Civil do governo paulista é o secretário Antônio Carlos Maluf.

Com o apoio do PT e DEM, a tendência é que o PSDB mantenha o comando da Assembleia Legislativa. Comandar o Legislativo paulista é fundamental para o governador João Doria, que assim conseguirá ter um maior controle sobre as pautas de interesse do Palácio dos Bandeirantes na Assembleia.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais