Início » Para se aliar a Maia, PT quer vice-presidência da Câmara ou primeira secretaria

Para se aliar a Maia, PT quer vice-presidência da Câmara ou primeira secretaria

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

A bancada do Partido dos Trabalhadores decidiu que não vai apoiar a candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, nome que tem o aval de Jair Bolsonaro. A decisão final será anunciada até amanhã, sexta-feira (18), mas a tendência, conforme relatam os petistas, é seguir no bloco que presidente da Casa, Rodrigo Maia, está formando com o DEM e mais cinco partidos.

Mas o PT, a maior bancada da Câmara, com 55 deputados federais, não entrará nessa aliança com o grupo de Maia sem uma contrapartida. Se fecharem o acordo, os petistas vão brigar para levar a vice-presidência ou a primeira secretaria, cargos de ponta na correlação de forças da Câmara. A primeira secretaria chamada de “Prefeitura da Casa” e a primeira-vice é aquela que substitui não somente o presidente da Câmara como o do Congresso Nacional.

Em reunião na quarta-feira (16) os deputados do PT aprovaram que o partido comece a trabalhar também com a opção dos partidos de esquerda se unirem em prol de uma candidatura de oposição.

 

Eleição no Congresso 2021PT

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais