Início » Eleição na Câmara: Ao menos 183 parlamentares ainda não tem voto definido – Análise Arko
NotíciasPolítica

Eleição na Câmara: Ao menos 183 parlamentares ainda não tem voto definido – Análise Arko

A+A-
Reset

O deputado Arthur Lira (PP-AL), que trabalha há bastante tempo de olho na sucessão do presidente da Câmara, deu passos importantes e conseguiu largar na frente. Rodrigo Maia (DEM-RJ), que esperou até o último momento pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), teve postura mais cautelosa. Apesar de seu grupo reunir um apoio numérico próximo ao de Lira, Maia está dividido. E essa divisão pode acabar favorecendo Lira.

 Arthur Lira (PP)Grupo de Rodrigo MaiaEm disputa
Total de votos171159183
PartidosPP, PL, PSD, SD, Avante, Patriota, PROS, PSC, PTBDEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania, PVRepublicanos, PT, PSDB, PDT, Pode, PSOL, PCdoB, Novo, Rede

Se Rodrigo Maia conseguir unificar seu grupo em torno de um candidato, ele poderá reverter a vantagem que hoje é de Lira, candidato governista.

Entre os 183 votos em disputa, majoritariamente de esquerda, Maia tem condições de atrair boa parte deles. Mas não será um movimento fácil.

 

 

O diretório nacional do PSB, por exemplo, cuja bancada tem 31 deputados, não recomendou o voto a Arthur Lira. Entretanto, alguns deputados da bancada minimizaram a decisão e disseram que houve apenas uma recomendação, não um fechamento de questão.

Maia, portanto, tem dois desafios relevantes. O primeiro é unificar seu grupo, que tem fortes candidatos: Aguinaldo Ribeiro (PP-PB); Baleia Rossi (MDB-SP); Marcos Pereira (Republicanos-SP); Elmar Nascimento (DEM-BA); e Fernando Coelho Filho (DEM-PE). Não será tarefa simples. O outro é trabalhar para que a esquerda não apoie Lira.

Como a eleição acontece em fevereiro, haverá ainda muita negociação. E o voto é secreto. Portanto, abre bastante espaço para traições. Dos dois lados.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais