Início » Exportação de carne brasileira cresce, mas frigoríficos nacionais são suspensos pela China por presença de Covid-19
EconomiaInternacionalNotícias

Exportação de carne brasileira cresce, mas frigoríficos nacionais são suspensos pela China por presença de Covid-19

A+A-
Reset

As exportações brasileiras de carnes cresceram muito durante a pandemia, mas recentes acontecimentos vêm demonstrando que tais índices podem cair no próximo ano.

Apesar de, no acumulado do ano até novembro, o Brasil ter vendido 9% acima do mesmo período do ano anterior, e da receita ter crescido 14% em relação à 2019, a detecção de traços de Covid-19 em testes de rotina realizados em amostras de carnes brasileiras nos portos chineses levou, na última sexta-feira, à suspensão de dois frigoríficos, o mato-grossense Naturafrig e o tocantinense Plena Alimentos, completando uma dezena de frigoríficos suspensos pela China pelo mesmo motivo.

As exigências de testagem de produtos importados voltaram a ser mais pesadas desde o ressurgimento de surtos de Covid-19 na China, onde foi inicialmente detectada a doença, em novembro de 2019.

A suspensão das marcas brasileiras, por ora, é de uma semana, de acordo com a Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), mas se novos produtos forem detectados com traços da doença, pode chegara quatro semanas.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais