Início » Manobra para aprovar a LDO
Política

Manobra para aprovar a LDO

A+A-
Reset

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocou sessão para a próxima quarta-feira (16) destinada à deliberação da LDO e de créditos orçamentários. A aprovação da LDO é fundamental para que o governo evite um “shutdown” e entre em 2021 com a máquina pública em funcionamento, visto que a lei orçamentária só deverá ser votada em fevereiro.

Ocorre que existem 22 vetos presidenciais com prazos de deliberação esgotados e não incluídos na pauta. A Constituição Federal estabelece que, decorridos 30 dias do recebimento, o veto será incluído em pauta de sessão conjunta e sobrestará todas as demais votações (art. 66 §4º e §6º). Portanto, os vetos trancam a pauta e nenhuma matéria pode ser votada antes deles. A presença desses 22 itens antes da LDO poderia dificultar sobremaneira a aprovação da matéria antes do recesso parlamentar. Entre os vetos pendentes, alguns são polêmicos, como os relacionados ao pacote anticrime e ao marco legal do saneamento básico.

Entretanto, com a inviabilidade de sessões presenciais em função da pandemia de covid-19, Alcolumbre alega problemas operacionais para a autenticação no sistema de deliberação virtual que impedem votações paralelas de deputados e senadores. Dessa forma, as deliberações ocorrem em sessões separadas, uma na Câmara e outra no Senado. No entendimento dele, tal situação não se caracteriza como sessão conjunta, condição que afastaria a obrigatoriedade constitucional do trancamento de pauta.

A oposição e outros grupos devem contestar a realização da sessão sem os vetos em pauta. Em oportunidades anteriores, houve o adiamento de alguns vetos e a votação de créditos orçamentários. Porém, isso ocorreu após acordo com os partidos. Caso não haja consenso, a tendência é que ocorra um movimento obstrução para impedir o andamento da votação.

Os grupos contrários à manobra enxergam relação com as eleições das presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro do próximo ano. Além de facilitar a vida do governo com a rápida aprovação da LDO, há desconfiança de que os créditos orçamentários possam ser utilizados na conquista de votos aos candidatos apadrinhados pelo Palácio do Planalto.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00