Início » Marinho aguarda definição sobre vetos para editar decreto sobre saneamento

Marinho aguarda definição sobre vetos para editar decreto sobre saneamento

A+A-
Reset
EconomiaNotíciasPolítica

Ao participar de um painel durante evento promovido, na semana passada, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, falou sobre dois decretos envolvendo o saneamento. Primeiro, informou que já está pronta a minuta daquele que trata da metodologia de comprovação econômico-financeira das companhias públicas e privadas para cumprimento das metas de universalização do saneamento.

O decreto só será editado, porém, após a decisão do Congresso sobre a manutenção ou não dos vetos do presidente da República ao novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/20). “Em relação a esse decreto, nós vamos aguardar a votação dos vetos”, disse o ministro. “Não é de bom-tom publicar agora, sob pena de sermos mal interpretados e colocarmos por terra as possibilidades de manutenção do veto presidencial. Vamos aguardar um pouco”. O Congresso tem na pauta a votação de 17 vetos presidenciais.

O presidente do Senado, que também preside as sessões do Congresso, Davi Alcolumbre, está envolvido com a eleição municipal de Macapá, adiada pela Justiça Eleitoral, em função do apagão elétrico no estado. Seu irmão, Josiel Alcolumbre (DEM), vai disputar o segundo turno no dia 20. Ele obteve nesse domingo 29,47% dos votos, contra 16,03% do candidato do Cidadania, Dr. Furlan.

O veto do presidente da República ao projeto que criou o marco legal do saneamento teria que ser votado em um esforço concentrado antes de o Congresso entrar em recesso ou só voltaria à discussão em março do ano que vem.

O ministro Rogério Marinho disse estar confiante na manutenção dos vetos, pois considera que as discussões acerca do assunto já estão “maduras e técnicas”. Segundo contou, no início o debate era sobre se teria havido ou não acordo para garantir a votação do PL nº 14.026/20. “Agora, tornou-se uma discussão técnica, o que mostra que já há um amadurecimento no Congresso de que a manutenção dos vetos é essencial para que tenhamos êxito no compromisso de universalizar água e esgoto nos próximos 12 ou 13 anos.”

Durante o painel no evento promovido pela CBIC, Marinho abordou também o impasse em outro decreto de regulamentação do PL nº 14.026/20, o relativo ao apoio técnico e financeiro que a União deve conceder para a formação dos consórcios intermunicipais. A perspectiva, contudo, é de que o texto seja publicado até meados deste mês.

A previsão inicial do ministro era que a edição desses dois decretos ocorresse em setembro passado. Mas divergências com o Ministério da Economia atrasaram a edição das normas. A principal divergência relaciona-se ao primeiro decreto (sobre a metodologia de comprovação econômico-financeira das companhias públicas e privadas). A equipe econômica considerou tolerantes os critérios para as estatais que atuam no setor.

Em relação ao segundo decreto, a questão está relacionada ao fato de o Ministério da Economia pretender que a lei seja aplicada estritamente, estimulando a formação de consórcios municipais a partir das bacias e da relação geográfica. O Ministério do Desenvolvimento Regional defende que não se exclua o apoio técnico e financeiro que deverá ser concedido pela União a municípios menos beneficiados do ponto de vista social e econômico. “Nós estamos em um impasse, mas tenho certeza de que até o dia 15 de dezembro ele será publicado, se não antes”, disse Marinho.

Novo Marco Legal do SaneamentoSaneamento

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais