Início » PEC dos Gatilhos: calendário apertado – Análise Arko

PEC dos Gatilhos: calendário apertado – Análise Arko

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

Otimista, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), informou à Arko Advice que a PEC dos Gatilhos deverá ser aprovada ainda este ano no Senado. Na Câmara, ficará para 2021.

Na mesma linha, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), afirmou (3) que há expectativa de que o senador Márcio Bittar (MDB-AC) apresente seu parecer à PEC Emergencial, incluindo os gatilhos, ainda esta semana. Segundo Barros, havendo consenso e a votação acontecerá também esta semana.

Mas Barros cogita uma alternativa: incluir os gatilhos em outras propostas. Um exemplo é o PLP nº 101/20, que retoma pontos do chamado Plano Mansueto e trata da renegociação de dívida de estados e municípios com a União. O texto está sob análise na Câmara e foi incluído na pauta desta semana.

Fato é que o cronograma começa a ficar bastante apertado e ainda não há clareza de que o texto será colocado em votação, se o da Câmara, por meio de projeto de lei complementar, ou o do Senado, por meio de uma proposta de emenda à Constituição.

O Congresso entra em recesso no dia 23 de dezembro. Considerando que logo após a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) o ritmo de produção legislativa cairá novamente, restam apenas duas semanas de trabalho. É pouco tempo para votar matéria de tamanha complexidade.

A disposição da oposição em colaborar e concordar com supressão de prazos e/ou não obstrução do processo de votação dependerá muito do conteúdo do texto. Quanto mais ousado for, mais difícil será o entendimento.

De qualquer forma, um desfecho para a questão dos gatilhos deve ficar apenas para o próximo ano. Como, ao que tudo indica, teremos recesso em janeiro, nada será resolvido de forma conclusiva antes do final de fevereiro de 2021.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Análise ArkoArko Advice

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais