Início » 13 partidos assinam carta contra reeleição de Maia. Lista reúne do PT ao PP

13 partidos assinam carta contra reeleição de Maia. Lista reúne do PT ao PP

A+A-
Reset
NotíciasPolíticaUrgente

Na iminência do Supremo Tribunal Federal (STF) permitir a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, parlamentares se mobilizam contra uma nova candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP). No Senado, uma carta que já foi assinada por 14 parlamentares argumenta que a Constituição é clara sobre a impossibilidade de reeleição dentro de uma mesma legislatura. O documento diz que, desse modo, a única forma de permitir a reeleição seria por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Os senadores argumentam também que é possível confirmar que a lei tem o objetivo de vedar a reeleição, ao analisar os registros da Assembléia Constituinte. Além disso, PECs sobre o tema já foram analisadas e descartadas pelo Congresso Nacional. “Tentar alterar por via judicial essa escolha política representa evidente subversão à separação dos poderes, verdadeiro atentado contra o estado democrático de direito”, argumenta o documento assinado por senadores do PSL, PSDB, Cidadania, Rede, Podemos e Progressistas.

Já na Câmara dos Deputados, o movimento foi liderado pelo Centrão. A carta contra a reeleição já teve assinatura de 13 partidos, incluindo siglas de esquerda, como PT, PSB e Rede Sustentabilidade, visadas por Maia para formar um bloco parlamentar como forma de viabilizar uma candidatura contra Arthur Lira (PP-AL), tido como candidato de Bolsonaro. A adesão do PT foi autorizada pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

“Um Congresso Nacional forte é aquele que respeita os ideais da temporalidade dos mandatos e do revezamento da direção da suas respectivas Casas”, diz o documento.

Leia mais:

Anteriormente, o líder do PT na Câmara, Ênio Verri (PR), já havia declarado ao O Brasilianista que a posição da bancada era contra a reeleição, mas que o posicionamento majoritário da bancada do partido é de aceitar compor o bloco contra Lira.

“Não é nada contra Rodrigo Maia, mas a bancada do PT na Câmara tem o entendimento que o instituto da reeleição é inconstitucional. Se for para ter a reeleição, que a gente vote isso no Congresso Nacional”, avaliou.

Reeleição de Maia perde força

Apesar de Maia já ter se pronunciado publicamente dizendo que não pretende se candidatar à reeleição, havia o entendimento entre aliados que a possibilidade ainda estava na mesa e que Maia poderia entrar no pleito caso não houvesse consenso sobre outro candidato.

Agora, com a esquerda declarando ser contra à reeleição, uma possível tentativa pode significar a perda de um número considerável de apoiadores.

“Ainda que esses partidos não sejam majoritários, a combinação disso com a mobilização de outros partidos que preferem apoiar Arthur Lira, torna a reeleição de Maia mais complicada. Essa carta mostra que o melhor caminho para Maia realmente é apoiar outro candidato, não apostar na própria reeleição”, avalia o cientista político da Arko Advice, Cristiano Noronha.

Julgamento começa na sexta-feira (4)

O julgamento do STF que vai permitir ou vedar a reeleição de Maia e Alcolumbre está prevista para sexta-feira (4). Trata-se da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6.524, apresentada pelo PTB contra a reeleição de membros da Mesa da Câmara e do Senado em uma mesma legislatura. O julgamento será concluído no próximo dia 11 e o relator é Gilmar Mendes.

A tendência dos ministros é de declarar que a questão é “interna corporis”, ou seja, que deve ser resolvida pelos próprios congressistas.

Câmara dos DeputadosCongresso NacionalDavi AlcolumbreEleição no Congresso 2021ReeleiçãoRodrigo MaiaSenado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais