Início » Dezembro será de movimentação intensa na Câmara e no Senado – Análise Arko

Dezembro será de movimentação intensa na Câmara e no Senado – Análise Arko

A+A-
Reset
Notícias

Último mês de atividade legislativa antes do recesso parlamentar. De acordo com a Constituição, o Congresso funciona até o dia 22 de dezembro. Até lá, há questões importantes na agenda.

Na Câmara, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) tenta viabilizar a votação da Reforma Tributária. O tema está em discussão em uma Comissão Mista do Congresso e o prazo expira em 10 de dezembro. O relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), promete apresentar seu texto esta semana. A votação no plenário, conforme defende Maia, continua difícil e exigirá um amplo esforço do governo e das demais lideranças da Casa.

Outros temas na agenda da Câmara são o projeto de lei que trata da dívida de estados e municípios e o projeto do Executivo que trata da BR do Mar.

No Senado, a pauta é mais extensa. O senador Márcio Bittar (MDB-AC) deve apresentar parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição que regulamenta os gatilhos do teto de gastos e abre espaço no orçamento para viabilizar o Renda Cidadã. Há uma discussão para incluir ainda a PEC dos Fundos, que permite o uso de cerca de R$ 160 bilhões de fundos diversos cujos recursos não estão sendo utilizados.

Há grande preocupação no mercado com relação ao risco de mudança no teto de gastos. A tendência é que não haja mudanças, mas, sem dúvida, a votação da PEC dos Gatilhos representa um risco para o governo, já que a oposição pode tentar alterar o texto por meio de emendas, tanto na Câmara quanto no Senado.

Outros temas pendentes da análise do Senado com chance de avanço são os marcos regulatórios de ferrovias e do setor de gás.

No Congresso, há previsão de que sejam analisados vetos presidenciais, entre eles o que trata do marco do saneamento, além do que se refere à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Também pode ser resolvido o impasse em torno do comando da Comissão Mista de Orçamento. O deputado Arthur Lira (PP-AL) defende o nome da deputada Flávia Arruda (PL-DF). Mas o acordo inicial previa a indicação de Elmar Nascimento (DEM-BA). De qualquer forma, a votação do Orçamento de 2021 deve ficar para o próximo ano.

Outra questão relevante a ser definida ao longo de dezembro é a prorrogação ou não do estado de calamidade, que depende do Executivo e requer aprovação do Legislativo. A decisão ainda não está tomada e dependerá do agravamento ou não da “segunda onda” de covid-19.

Em meio a essa discussão, há quem defenda a prorrogação do auxílio emergencial por mais alguns meses. Sem que o estado de calamidade seja prorrogado e sem uma identificação de onde sairiam os recursos, essa é uma possibilidade remota.

No Judiciário, destaques para o julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. O julgamento começa no dia 4 de dezembro e termina no dia 11. O relator é o ministro Gilmar Mendes. Prevalece no Congresso o entendimento de que a Corte decidirá que o tema é uma questão interna corporis do Congresso, ou seja, cada Casa terá de decidir se permite a reeleição ou não.

Ao longo do mês, espera-se uma intensa movimentação política na Câmara e no Senado após a decisão do STF. Rodrigo Maia trabalha em uma candidatura para se contrapor à de Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo Poder Executivo. No Senado, seu presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP), continua sendo o nome mais forte.

No dia 30 de dezembro, o ministro Napoleão Nunes Maia, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), se aposenta compulsoriamente. O presidente Jair Bolsonaro terá de fazer uma indicação. A análise pelo Senado, contudo, deve acontecer apenas no próximo ano.

Ao longo do mês, serão abertas três novas vagas em agências reguladoras. No dia 19, termina o mandato de Alessandra Bastos Soares na diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na Agência Nacional do Petróleo (ANP) encerram-se os mandatos de Felipe Kury (diretor, 22/12) e Décio Oddone (diretor-geral, 23/12)

Vale ressaltar a última reunião do ano do Conselho Monetário Nacional (Copom) do Banco Central para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic), hoje em 2% ao ano. A expectativa do mercado é que ela seja mantida.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Câmara dos DeputadosFlávia ArrudaSenado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais