Início » Com esquerda perdendo força, Bolsonaro vai precisar moderar discurso para enfrentar candidato de centro em 2022
PolíticaUrgente

Com esquerda perdendo força, Bolsonaro vai precisar moderar discurso para enfrentar candidato de centro em 2022

A+A-
Reset

Desde antes de ser eleito, o presidente Jair Bolsonaro tem adotado a esquerda como principal adversária política. Em seus discursos, sempre creditou seus posicionamentos mais radicais ao combate à esquerda e ao comunismo. Apesar desse antagonismo ser próprio da ideologia de Bolsonaro, o posicionamento também funcionou de forma a mobilizar seu eleitor, em um contexto de antipetismo crescente. Mas na corrida para 2022, Bolsonaro pode enfrentar uma situação inédita para ele: pode ter como principal adversário não um candidato da esquerda, mas sim um de centro.

Apesar dos partidos de esquerda já estarem em queda em 2018, quando Bolsonaro foi eleito, o pleito municipal de 2020 sagrou o arrefecimento dessas legendas. O PT, pela primeira vez em sua história, não elegeu prefeitos em capitais. Para o cientista político e vice-presidente da Arko Advice, Cristiano Noronha, esse cenário obriga Bolsonaro a reformar seu discurso.

“O grande desafio de Bolsonaro é que a esquerda saiu fragilizada. Então aquele antagonismo contra a esquerda talvez não tenha tanto efeito em 2022. Bolsonaro vai precisar recolocar o foco dele, da esquerda para o centro. Contra o centro não adianta adotar um discurso radical então ele vai precisar ter um discurso mais equilibrado”, analisa Noronha na live semanal Política Brasileira.

Outra arma política que serviu a Bolsonaro em 2018 e pode ter menos resultado em 2022 é o discurso da renovação política. Quando estava em campanha, Bolsonaro se posicionava como “o candidato da mudança”, em oposição a políticos tradicionais. Nas eleições municipais de 2020, a situação é outra: com o “esfriamento” da Operação Lava-Jato, a rejeição a políticos experientes diminuiu, favorecendo candidatos a reeleição. Dos 13 prefeitos de capitais que entraram na disputa por um novo mandato, 10 foram reeleitos.

“O presidente tem o desafio de criar uma nova narrativa. Essa ideia de renovação, da anti-política, não se provou muito eficaz nas eleições municipais. O discurso anterior dele perdeu força e esse relacionamento com o centro vai ser crucial”, acrescenta o cientista político Michael López.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais