Semana decisiva para a PEC dos Gatilhos – Análise Arko

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Ao longo da semana, devem avançar os entendimentos em torno da PEC dos Gatilhos, que visa regulamentar o teto de gastos. A PEC tenta também viabilizar recursos para cobrir o Renda Cidadã, programa social que deve substituir o Bolsa Família. O relator da matéria, que tramita no Senado, é Márcio Bittar (MDB-AC).

Os gatilhos buscam, principalmente, conter o gasto com pessoal. O texto também poderá trazer corte de benefícios e incentivos tributários.

Há ainda uma discussão em curso para incluir nesse texto a chamada PEC dos Fundos, cujo objetivo é desvincular recursos orçamentários da ordem de R$ 180 bilhões que estão “empoçados” e não podem ser utilizados para fins diferentes daqueles para os quais foram criados.

O governo se esforça para que a matéria seja votada no Senado até o dia 15 de dezembro. Como o texto depois tem de seguir para a análise da Câmara, a votação conclusiva deve ficar para o próximo ano.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Postagens relacionadas

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais