Início » Semana decisiva para a PEC dos Gatilhos – Análise Arko

Semana decisiva para a PEC dos Gatilhos – Análise Arko

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

Ao longo da semana, devem avançar os entendimentos em torno da PEC dos Gatilhos, que visa regulamentar o teto de gastos. A PEC tenta também viabilizar recursos para cobrir o Renda Cidadã, programa social que deve substituir o Bolsa Família. O relator da matéria, que tramita no Senado, é Márcio Bittar (MDB-AC).

Os gatilhos buscam, principalmente, conter o gasto com pessoal. O texto também poderá trazer corte de benefícios e incentivos tributários.

Há ainda uma discussão em curso para incluir nesse texto a chamada PEC dos Fundos, cujo objetivo é desvincular recursos orçamentários da ordem de R$ 180 bilhões que estão “empoçados” e não podem ser utilizados para fins diferentes daqueles para os quais foram criados.

O governo se esforça para que a matéria seja votada no Senado até o dia 15 de dezembro. Como o texto depois tem de seguir para a análise da Câmara, a votação conclusiva deve ficar para o próximo ano.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

PEC Emergencial

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais