Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado Acácio Favacho (Pros-AP) será o relator da medida provisória que isenta moradores do Amapá do pagamento da conta de energia elétrica de novembro (MP 1010/20). “O Amapá foi atingido por apagões no mês de novembro, que deixaram mais de 765 mil pessoas sem energia elétrica ou com fornecimento limitado do serviço”, afirma o deputado.

Para custear a isenção, a Companhia de Eletricidade do Amapá receberá valores da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo criado pela Lei 10.438/02 para promover a universalização dos serviços de energia elétrica e prover recursos para compensar descontos aplicados nas tarifas.

Após um incêndio na subestação de energia elétrica localizada na Zona Norte de Macapá, no dia 3 de novembro, o estado ficou com fornecimento de energia limitado, em sistema de rodízio, até o dia 24.

Segundo o governo federal, os apagões afetam 90% da população do Amapá.

(Agência Câmara de Notícias)

Autor

  • Jornalista brasiliense formado pela Universidade de Brasília (UnB). Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. No site O Brasilianista cobre economia e política.