Início » Governo pode mudar tendência em relação à Huawei – Análise Arko
NotíciasPolítica

Governo pode mudar tendência em relação à Huawei – Análise Arko

A+A-
Reset

Uma consequência da vitória do democrata Joe Biden nas eleições americanas é que o presidente Jair Bolsonaro pensa em recuar da tendência de banir a empresa chinesa Huawei do fornecimento de equipamentos para a implantação da rede 5G no Brasil.

O jornal Valor publicou em sua edição de quinta-feira que a guinada é tratada reservadamente entre assessores próximos do presidente. Tudo dependerá da postura do futuro ocupante da Casa Branca em seus primeiros meses na função. Mas os compromissos com a gestão Donald Trump terminam junto com o seu mandato.

Os primeiros meses da administração Joe Biden coincidem com o período para o qual está prevista a realização do leilão de licença para a exploração da tecnologia 5G no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Conforme fontes oficiais, o governo entende que um eventual veto à Huawei envolveria riscos de retaliação comercial por parte da China, nosso maior importador de carne, milho e soja.

Qualquer movimento do governo chinês nesse sentido apavora o agronegócio, que apoiou a eleição de Jair Bolsonaro e é representado pela ministra Tereza Cristina na pasta da Agricultura. A ministra já alertou, em mais de uma oportunidade, sobre os efeitos danosos de uma eventual represália por parte da China.

Leia mais:

Além disso, restrições à empresa chinesa também gerariam insatisfação entre as atuais operadoras de telefonia. Elas têm a Huawei como supridora importante e mais barata de equipamentos. A empresa está presente no Brasil com tecnologias 2G, 3G e 4G.

Opção “verdadeiramente técnica”

No dia do primeiro turno das eleições municipais (15), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso (também presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE), afirmou que o leilão do 5G precisa ser “verdadeiramente técnico”, porque “ciência e ideologia não são uma boa mistura”.

Barroso deu a declaração ao falar sobre a importância da universalização do acesso à internet, quando participava de evento em Valparaíso (GO), cidade vizinha a Brasília, sobre propostas alternativas à urna eletrônica. “Precisamos universalizar, e com qualidade, o acesso à internet. Vem aí o 5G e eu tenho a firme esperança de que se façam escolhas verdadeiramente técnicas e melhores para a população”, disse.

Cinco dias antes, o governo brasileiro havia anunciado apoio à chamada Clean Network (rede limpa), um programa dos Estados Unidos que, na prática, limita o avanço de empresas chinesas na instalação da tecnologia 5G. A adesão ocorreu no âmbito de uma parceria trilateral entre Brasil, Estados Unidos e Japão.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais