Início » Covid: Câmara convida secretário do Ministério da Saúde para explicar falha na distribuição de testes

Covid: Câmara convida secretário do Ministério da Saúde para explicar falha na distribuição de testes

A+A-
Reset
CoronavírusNotíciasUrgente

A comissão da Câmara dos Deputados que acompanha as políticas de enfrentamento da pandemia vai convocar o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, para explicar a falha na logística do ministério que pode levar ao desperdício de 6,8 milhões de testes contra a covid-19. A comissão também avalia convocar nomes do Delog (Departamento de Normas e Sistemas de Logística) para explicar a fala na distribuição.

Os testes, do tipo RT-PCR, estão estocados em um armazém em Guarulhos e prestes a perderem a validade – as datas de vencimento marcam dezembro e janeiro como limite para que sejam utilizados. De acordo com a reportagem do jornal Estado de S.Paulo, o prejuízo pode chegar a R$ 290 milhões. Nem o governo federal nem os estados e municípios assumiram a responsabilidade pela falha de gestão.

“Os testes RT-PCR são altamente sensíveis e são muito difíceis de serem realizados. Tem laboratórios específicos que fazem a aplicação. Então eu quero saber quem comprou e como planejou distribuir isso”, demanda o deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior, presidente da comissão.

Segundo o parlamentar, é preciso cautela antes de apontar culpados já que faltam informações cruciais para entender o que aconteceu. “Quero saber se a compra foi na gestão do Mandetta, do Teich ou do Pazuello. O problema também é quem recebeu isso com vencimento menor do que seis meses. Isso não se faz na administração pública”, pontua.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais