Início » Segundo turno deve ter aumento da abstenção – Análise Arko
NotíciasPolítica

Segundo turno deve ter aumento da abstenção – Análise Arko

A+A-
Reset

Em 57 cidades do país a disputa pela prefeitura será definida no segundo turno das eleições. Isso acontece quando, em uma cidade com mais que 200 mil eleitores, nenhum dos candidatos passa a marca de 50% dos votos.

Impulsionada pela pandemia, a taxa de abstenção registrada no primeiro turno foi superior a 23%. Por isso, candidatos têm adotado estratégias que visam conquistar esses eleitores que não foram às urnas. Contudo, a tática pode acabar gerando poucos resultados. “Historicamente, abstenção cresce do primeiro para o segundo turno. Como há neste ano o componente da pandemia, essa tradição deve se manter”, avalia o analista político da Arko Advice, Carlos Eduardo Borenstein.

Em 2016, ano das últimas eleições municipais, a taxa de abstenção passou de 17,58% no primeiro turno para 21,55% no segundo.

Segundo Borenstein, o segundo turno deve repetir as tendências vistas no primeiro, com preferência por políticos experientes, por exemplo. “Ao contrário do que se fala, o segundo não é uma “nova eleição”. De um modo geral, as tendências do primeiro turno se mantém. No entanto, nas disputas em que distância do primeiro para o segundo colocado é estreita, e o segundo colocado no primeiro turno consegue atrair a maioria dos apoios e dos eleitores, as chamadas ‘viradas’ podem ocorrer”, pontua.

Confira a análise completa na entrevista:


O resultado do primeiro turno mostra uma forte preferência do eleitor por prefeitos experientes. A cada 10 municípios, em 3 prefeitos se reelegeram, isso sem contar vice-prefeitos que assumiram. Essa tendência deve se manter?

Acredito que sim. A pandemia criou um novo cenário político. O mercado eleitoral está demandando gestores experimentados. Diante da incerteza, o eleitor está optando por opções que gerem um grau menor de “insegurança”. Neste quadro, o ambiente mudancista de 2016 e 2018 ficou para trás. A pandemia levou o pragmatismo e a superar a ideologia.

Muitos candidatos têm mirado naqueles eleitores que não votaram em primeiro turno. A abstenção deve, novamente, ser um fator que pesa no resultado?

Historicamente, abstenção cresce do primeiro para o segundo turno. Como há neste ano o componente da pandemia, essa tradição deve se manter.

Quais outros fatores devem ter impacto no segundo turno?

Ao contrário do que se fala, o segundo não é uma “nova eleição”. De um modo geral, as tendências do primeiro turno se mantém. No entanto, nas disputas em que distância do primeiro para o segundo colocado é estreita, e o segundo colocado no primeiro turno consegue atrair a maioria dos apoios e dos eleitores, as chamadas “viradas” podem ocorrer.

Em São Paulo, Boulos recebeu apoio do PT e de outras siglas de esquerda. Isso é suficiente para ameaçar a liderança de Covas?

O prefeito Bruno Covas (PSDB) continua sendo o favorito. Porém, a eleição não está decidida. Como no segundo turno o que um candidato ganha em termos de intenção de voto representa uma perda de seu concorrente, caso Guilherme Boulos (PSOL) cresça na reta final, surpresas podem ocorrer. Embora o mais provável seja a reeleição de Covas, uma vitória de Boulos não deve ser totalmente descartada, pois há cerca de 20% do eleitorado que ainda admite trocar de candidato.

Última pesquisa Datafolha mostra Paes muito a frente de Crivella, no Rio. O que explica essa diferença? Esse cenário tem possibilidade de se reverter?

O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) é muito rejeitado. O que poderia ganhar de eleitores – cerca de 20% — já conseguiu no primeiro turno. Isso foi suficiente para levá-lo ao segundo turno. Porém, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) tem uma vantagem muito folgada, tendo recebido inclusive o apoio crítico de candidatos de esquerda. Salvo o surgimento de um fato novo, Paes deve vencer a disputa.

 


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais