Início » Os atritos entre Bolsonaro e Mourão – Análise Arko
Política

Os atritos entre Bolsonaro e Mourão – Análise Arko

A+A-
Reset

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, registraram alguns desentendimentos. Primeiro, foi com a divulgação de documentos do Conselho Nacional da Amazônia, presidido por Mourão, que previa desapropriar terras de desmatadores. Bolsonaro classificou a ideia de “delírio”.

Depois, sobre a eleição nos Estados Unidos, Mourão afirmou, em entrevista na sexta-feira (13), que, “como indivíduo eu reconheço, eu não respondo pelo governo, mas como indivíduo eu julgo que a vitória de Biden está cada vez mais sendo irreversível”. Sua frase gerou novo desconforto no governo, que, até o momento, não reconheceu a vitória de Joe Biden nas eleições do último dia 3.

E mais: Mourão declarou apoio à fala do comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, segundo a qual os militares não querem “fazer parte” da política nem querem que a política “entre” nos quartéis.

As divergências de opinião entre Bolsonaro e Mourão não são novidade e a relação tem sido marcada por altos e baixos. A ala mais ideológica do governo já acusou Mourão de se apresentar como uma voz mais racional dentro do Palácio do Planalto e de se colocar pronto para assumir o comando em qualquer eventualidade.

Saiba mais:

É sabido que Mourão não era a primeira opção para ser o vice de Bolsonaro. De acordo com reportagem da revista Veja, Bolsonaro chegou a admitir (13), em reunião com deputados do PSL, arrependimento na escolha de Mourão. O seu candidato preferido era o príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança, hoje deputado federal. O deputado, por meio do Twitter, negou que Bolsonaro tenha citado Mourão na conversa com a bancada.

Ao que tudo indica, é cada vez mais remota a possibilidade de Mourão concorrer em 2022 na chapa de Bolsonaro que buscará a reeleição.

Além do príncipe, outros nomes já foram aventados. Entre eles, o de Tarcísio Gomes de Freitas, atual ministro da Infraestrutura.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

 

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais