Início » STF: Bolsonaro não pode bloquear declarações e perfis das redes sociais, diz Marco Aurélio
PolíticaUrgente

STF: Bolsonaro não pode bloquear declarações e perfis das redes sociais, diz Marco Aurélio

A+A-
Reset

Mais uma decisão que pode afetar a relação do governo com o STF. Nesta sexta-feira (13), o ministro Marco Aurélio Mello votou para proibir o presidente da República de bloquear o acesso a suas redes sociais. O julgamento acontece por meio do plenário virtual.

O ministro é relator de uma ação foi movida pelo advogado Leonardo Medeiros Magalhães. Ele relata que o presidente Jair Bolsonaro o bloqueou no Instagram depois de ter feito um comentário em uma postagem.

No voto, Marco Aurélio disse que não cabe ao presidente da República bloquear declarações e perfis em mídia social, pois, uma vez aberto canal de comunicação, a censura praticada pelo agente político viola o direito de se informar e a liberdade de expressão, prevista no artigo 220 da Constituição.

Há outro processo no Supremo, em que a deputada Natália Bonavides (PT-RN) diz que Bolsonaro bloqueou seu acesso à conta dele no Twitter. Nesse caso, o relator é o ministro Alexandre de Moraes, mas ainda não houve decisão.

Nos dois processos, o procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu a possibilidade de o presidente bloquear o acesso de outras pessoas às suas contas nas redes sociais.

No caso do advogado, que começou a ser analisado no plenário virtual, nesta sexta-feira, apenas Marco Aurélio votou até agora. Os demais ministros têm até a sexta da próxima semana para votar.

Bloqueio a jornalistas

A disputa judicial sobre os bloqueios de Bolsonaro nas redes sociais também favorece jornalistas que foram restritos do acesso às declarações digitais do presidente e sua equipe.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), pelo menos 40 profissionais da impressa já foram bloqueados no Twitter por autoridades.

 

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais