Início » Sucessão no Congresso: conheça as possibilidades – Análise Arko

Sucessão no Congresso: conheça as possibilidades – Análise Arko

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

Há uma expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue, nos próximos dias, a ação direta de inconstitucionalidade do PTB que questiona a possibilidade de os atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tentarem a reeleição. O relator da ação é o ministro Gilmar Mendes.

Apesar da clareza do artigo 57, § 4º da Constituição Federal, que impede a reeleição na mesma legislatura, é difícil antever a decisão do STF. Diz o texto constitucional:

“Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente” (grifo nosso).

A seguir, analisamos os quatro cenários possíveis até a eleição, marcada para 1º de fevereiro, e suas consequências.

Cenário 1: STF decide contra a reeleição

Tal decisão teria maior impacto no Senado, considerando que seu atual presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é candidato e teria grandes chances de reeleição. Nesse caso, o líder do MDB na Casa, Eduardo Braga (AM), disse que a legenda brigará pelo comando do Senado, já que reúne a maior bancada (13). Além de Braga, os nomes mais fortes na legenda são Eduardo Gomes, Fernando Bezerra e Simone Tebet.

Na Câmara, a decisão poderia dificultar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), um dos cotados para a sucessão de Rodrigo Maia, a fim de evitar que o MDB venha a ter o controle da Câmara e do Senado simultaneamente.

Apesar de em 2015 o MDB ter conseguido eleger Eduardo Cunha na Câmara e Renan Calheiros no Senado, o quadro hoje é diferente. Antes, o MDB tinha a vice-Presidência da República e era aliado estratégico do governo. E Cunha foi eleito porque contava com amplo apoio dos deputados e defendia a autonomia da Casa em relação à presidente Dilma.

Cenário 2: STF decide a favor da reeleição

No Senado, tal decisão praticamente inviabilizaria qualquer candidatura de oposição a Davi Alcolumbre (DEM-AP). A estimativa, nesse caso, é que ele obtenha cerca de 60 votos.

Já na Câmara o quadro certamente ficaria ainda mais tumultuado, pois o caminho estaria aberto para que Rodrigo Maia tentasse um novo mandato. Com isso, as disputas internas tenderiam a aumentar consideravelmente.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Diante dessa hipótese, a principal preocupação do governo é com a possibilidade de haver mais atrasos na agenda de votações, a partir de uma tendência do aumento de conflito entre Arthur Lira (PP-AL) e Maia. Em recente entrevista, Maia afirmou que Lira é o candidato do presidente Jair Bolsonaro à sua sucessão.

Cenário 3: STF diz que a questão é interna corporis

No meio político, prevalece o sentimento de que o Supremo deverá se posicionar considerando que a questão deve ser decidida pelo próprio Legislativo. Nesse caso, tanto Maia quanto Alcolumbre teriam de construir um entendimento em suas respectivas Casas, a fim de obter o aval de seus pares para tentar um novo mandato.

Não à toa, Davi Alcolumbre já articula submeter ao plenário do Senado uma mudança no Regimento Interno, a fim de permitir sua reeleição. De qualquer forma, isso exigiria um mínimo de articulação.

Na Câmara, haveria um enorme desafio para Rodrigo Maia, considerando o número excessivo de postulantes ao cargo. São pré-candidatos, além de Lira: Marcelo Ramos (PL-A); Baleia Rossi (MDB-AP); Aguinaldo Ribeiro (PP-PB); e Marcos Pereira (Republicanos-SP). O ideal para Maia seria um entendimento no qual todos eles desistissem a seu favor. A chance de Arthur Lira abrir mão é remota.

Cenário 4: STF não julga

O Supremo pode simplesmente não julgar. Ao tomar posse como presidente do STF, o ministro Luiz Fux fez uma defesa em favor do fim da judicialização e afirmou que o Congresso deveria assumir os custos de suas decisões.

O julgamento pode, por exemplo, não acontecer antes do dia da eleição ou ser paralisado por um pedido de vistas. Assim, caso Maia e/ou Alcolumbre sejam reeleitos, haveria o risco de questionamento da legalidade do processo. Por essa razão, este cenário parece ser o menos provável entre os aqui analisados.

De qualquer forma, qualquer que seja a decisão final do Supremo, na avaliação da Arko Advice todos os nomes com chance de vitória, seja na Câmara, seja no Senado, não representam risco para o andamento da agenda de reformas. Todos eles votaram favoravelmente aos temas mais relevantes aprovados nos últimos anos, como o Teto dos Gastos, a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, entre outros.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

 

 

Análise ArkoArko AdviceCâmara dos DeputadosDavi AlcolumbreReeleiçãoRodrigo MaiaSenado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais