Início » “Renda Brasil será aprovado em dezembro com os recursos possíveis”, diz Ricardo Barros, líder do governo na Câmara
EntrevistasNotíciasPolíticaUrgente

“Renda Brasil será aprovado em dezembro com os recursos possíveis”, diz Ricardo Barros, líder do governo na Câmara

A+A-
Reset

O programa social planejado pelo governo federal para suceder o Auxílio Emergencial e substituir o Bolsa Família deve ser aprovado em dezembro, da forma que for possível. O aviso é do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), ex-ministro da Saúde, em entrevista exclusiva à Arko Advice.

De acordo com o deputado, o plano do governo é viabilizar a votação na Câmara dos Deputados de uma série de projetos de interesse da Economia logo após as eleições municipais.

Com relação à prorrogação do estado de calamidade pública, sem chances

Ricardo Barros

“Na Câmara, pretendemos votar [até o fim do ano] quase tudo o que há para votar: autonomia do Banco Central, nova lei de câmbio, pelo menos a urgência. E queremos votar a parte da reforma tributária, da administrativa e da cabotagem que está trancando a pauta”, avaliou.

Confira a entrevista completa:


Após a derrubada do veto da desoneração da folha de pagamento, o governo pretende questionar a lei na Justiça? E como estão as negociações em torno da votação do veto do saneamento?

Sobre a questão da desoneração, o veto foi derrubado, mas vejo óbice jurídico para a sua implementação. O ministro [da Economia] Paulo Guedes tem determinação de resolver e, assim que terminar a eleição municipal, ele pode fazer uma proposta para resolver a questão, obviamente não só para esses 17 setores, mas para todos. No caso do veto do saneamento, a determinação na Câmara é manter o veto. E há uma exigência do Senado de que ele entre no pacote de acordo para ser derrubado. Trabalho na tese de manter o veto do saneamento e os três últimos leilões mostram que estamos certos.

O que será possível a Câmara votar até o fim do ano? Será possível prorrogar o estado de calamidade pública? E o Renda Brasil, será aprovado até o recesso?

Na Câmara, pretendemos votar quase tudo o que há para votar: autonomia do Banco Central, nova lei de câmbio, pelo menos a urgência. E queremos votar a parte da reforma tributária, da administrativa e da cabotagem que está trancando a pauta. Com relação à prorrogação do estado de calamidade pública, sem chances. E o Renda Brasil será aprovado em dezembro com os recursos possíveis.

Se [o presidente] Rodrigo Maia não concorrer, os mais cotados para a presidência da Câmara são Arthur Lira, Aguinaldo Ribeiro, Baleia Rossi e Marcos Pereira. Como está essa corrida?

Se o Rodrigo Maia não concorrer, estará entre os quatro nomes citados. Arthur Lira é candidato e o Maia pode apoiar um dos outros três nomes. Mas isso só vai ficar mais claro quando Maia escolher o seu candidato. E, quando isso acontecer, ele vai perder outros que têm expectativa de ser. Aí vamos ver como é que fica a equação.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais